Autor: César Souza
Integrare Editora e Livraria Ltda
A NeoEmpresa, livro de autoria de César Souza, traz como diferencial o mix de reflexões sobre as antigas práticas de gestão, busca de soluções inovadoras, encontros imaginários de sábios, filósofos e gurus da administração e o relato de uma viagem fictícia à encantadora Turquia.
A união de todos estes elementos, traduz-se numa leitura gostosa e variada, passando por temas culturais (viagem, culinária, idioma), conceitos ligados a administração organizacional e a instigação para sonhar, ousar e mudar a forma de pensar, já que, segundo o autor, as velhas fórmulas já não funcionam mais…
A partir daí, ideias dão origem ao novo paradigma que ele chama de NeoManagement, um olhar de incômodo entre o que já existe e a nova realidade do mundo organizacional.
Partindo de algumas tendências: “sabedoria não aposenta”, tecnologias smart, economia verde em ascensão e combustíveis renováveis, César Souza estimula a invenção de uma nova empresa à partir dos desafios e circunstâncias que enfrentaremos no futuro. Isto provoca migração de foco nas diversas áreas sociais e principalmente do mundo tangível para o intangível, mostrando que a tendência do futuro é que os valores intangíveis passem a ter uma importância maior do que os tangíveis.
Com esta hipótese, ele cria a essência do Management do século XXI: A gestão dos intangíveis é a alma da Nova Era do Management!!
O autor chama o cenário do movimento em direção ao NeoManagement de “quinta onda” no processo de evolução da Administração. Esse movimento requer novos instrumentos que permitam enxergar a realidade sem distorções, com olhar diferenciado que amplie nosso campo de visão.
Esses meus comentários, são apenas um aperitivo…No livro, o autor cita as características da NeoEmpresa, no que se refere a sua estrutura, cultura, gestão de pessoas, líderes e clientes. Para construir a NeoEmpresa, César Souza dá mais 12 dicas importantes. Para instigar a leitura, não me estenderei nos comentários, assim você, leitor, poderá ler o livro e refletir sobre os novos desafios do NeoManagement.
Abraços,
Liana