Em meu último artigo, Seu CV e VC, abordei a temática de como você deve elaborar e desenvolver os conteúdos que fazem parte de sua vida profissional. O cuidado que você deve ter com esta ferramenta que lhe apresenta ao mercado de trabalho e como cada versão de currículo atualizada é uma forma de amadurecer sua história e passos de carreira perseguidos até o momento.
E qual seria a próxima etapa, após a sua inscrição em um determinado processo seletivo caso o seu currículo seja um dos escolhidos, ou melhor, triados para a fase de entrevistas? Geralmente há uma ligação para verificar algumas informações que são importantes para a oportunidade em questão. Se os dados que você compartilha com a recrutadora estão dentro do escopo da posição, você é chamado para a entrevista presencial. Muito bom, um grande passo foi conquistado e este será um momento único de ir até a empresa ou consultoria responsável pelo processo seletivo para conversar e “vender seu peixe”.
Esta é uma ótima oportunidade. Seja autêntico, esteja preparado para ser questionado e questionar. Lembre-se que você também está escolhendo o lugar para trabalhar. O processo seletivo é uma via de mão dupla! (Leia também meu post sobre Processo Seletivo: Uma Escolha Também Sua. Clique Aqui)
Um dos objetivos da entrevista é saber se você é a solução para a vaga que está em aberto, então valorize suas experiências. Conte-as com propriedade, pois somente você é quem realmente sabe a respeito dela e da vivência que obteve Dê uma visão do todo e dos detalhes que são importantes para a empresa que o está entrevistando e a vaga para a qual está concorrendo. Lembre-se que seu corpo também fala. Olhe nos olhos da pessoa que está conversando, vire-se totalmente para ela e esteja presente naquele momento. Estabeleça uma relação de empatia e mencione seus aprendizados e conquistas profissionais, com orgulho de contar sua história.
No processo de coaching, trabalho em alguns casos, simulações de entrevistas com meus coachees. Um momento rico, que nos permite olhar para algumas competências como, por exemplo, a comunicação.
Valorize os momentos de entrevista, tornando-os especiais, perceba-se e comunique-se.
Boa semana e até a próxima.
Deixe um comentário