“A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.”
Hoje em dia fala-se muito sobre networking e a sua importância para o sucesso na carreira e nos empreendimentos. As pessoas estão sempre muito interessadas em entregar cartões e recebê-los e acreditam que a consequência disso é a ampliação da sua rede de relacionamentos. Será que possuir uma lista enorme com nomes e informações de contato de pessoas que você cruzou em um único evento é garantia de poder contar com elas? E você estaria disposto a ajudá-las?
Para possuir uma rede de relacionamentos, mais importante que incluir pessoas em uma agenda de contatos é a construção de vínculos de forma verdadeira e sincera.
Segundo os estudiosos na área de Psicologia, uma das maiores necessidades dos seres humanos atualmente é construir relações saudáveis. A tensão causada pelas necessidades de afirmação, sucesso e melhores condições de vida tem produzido um ser que não é verdadeiro no ambiente de trabalho ou em qualquer grupo que frequente.
As melhores coisas na vida como o sucesso, felicidade, amor, dependem da nossa habilidade para criar e manter relações bem sucedidas e duradouras.
Os relacionamentos devem ser cultivados com sinceridade e verdadeiro interesse nas pessoas e em suas necessidades. O contato favorece a troca de aprendizados, pois podemos ensinar e aprender e esse câmbio propicia a construção de vínculos verdadeiros, onde o interesse das partes é compartilhar e crescer. Networking é troca, compartilhamento, apoio e orientação mútua – é um relacionamento e como tal, uma via de mão dupla.
É assim que vamos conquistando amigos e construindo vínculos fortes e autênticos. Isso deve ser desenvolvido com naturalidade e descontração, sem a utilização de estratégias premeditadas e interesse nos ganhos que determinadas pessoas podem lhe propiciar.
A troca entre as pessoas acontece como consequência da confiança que vai sendo construída com o aprofundamento das relações e não como objetivo principal. Todos nós temos interesse em ajudar e apoiar quem gostamos; isso é algo natural nas relações verdadeiras.
“Nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos de que precise.”
Se for para superar o sentimento de solidão inerente ao ser humano, que seja por meio de relacionamentos que sejam sustentados por verdadeira afeição e amizade. Isso é verdade em todos os segmentos de nossa vida – família, trabalho, estudos – o utilitarismo não deve reger as relações.
Lembre-se: cultivar amigos é a melhor forma de ter uma vida significativa, por isso seja cordial, sincero e desinteressado, com o tempo você vai perceber que estes são os principais fatores para você ter uma excelente network.
Se quiser ler outros artigos relacionados ao tema acesse:
Abraços e sucesso,
Yara Leal de Carvalho
https://www.facebook.com/questaodecoaching
Post publicado originalmente no site www.indike.com.br
É a mais pura verdade. O profissional “esperto”, que se promove usando os outros, mais cedo ou mais tarde acaba se queimando.
Oi Marcio, os relacionamentos utilitários não são perenes. Quando só visamos conseguir algum beneficio por meio da outra pessoa. esse relacionamento terá vida curta. Que bom que você teve sintonia com a texto e grata pelo comentário! Bjs
Excelente post, Yara! Adorei! Um abraço e parabéns. Patrícia
Olá Patricia, fico feliz que tenha gostado do post e me oferecido feedback, assim podemos sentir se estamos na direção certa! Obrigada e fique sempre conosco!