Onde tem pessoas convivendo, também existe a potencialidade para eclodirem conflitos. É natural do ser humano lutar por seus interesses e por vezes se confrontar com intenções diferentes por parte dos demais. Isso ocorre na vida familiar e também no ambiente profissional, exigindo “jogo de cintura” para conseguirmos defender nossas posições sem, contudo, amplificar conflitos, que possam se tornar de difícil superação.
Em pesquisa recente realizada pela Universidade de Stanford e pela consultoria The Miles Group, a habilidade para lidar com conflitos é a capacidade que os presidentes de empresas dizem mais precisar melhorar quando buscam a ajuda de um coach. A competência para escutar é a necessidade de desenvolvimento que vem em segundo lugar na pesquisa, capacidade essa fundamental para a superação de conflitos. Essa pesquisa nos dá a dimensão do quanto é importante aprimorar nossa habilidade para lidar com divergências.
Stephen Covey desenvolveu o princípio 90/10, segundo o qual “10% da sua situação na vida estão relacionados com o que acontece com você, os outros 90% estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você”. Portanto a nossa reação aos conflitos é que vai garantir o sucesso ou o fracasso na superação. Nossa maneira de agir frente aos relacionamentos faz toda a diferença.
Podemos agir de formas diferentes ao nos depararmos com um conflito, dentre elas:
O importante aqui é ter flexibilidade para aplicar a melhor forma de reação para cada caso específico. Existem ocasiões em que um líder pode e deve usar o seu poder hierárquico para resolver um conflito. Nenhuma das opções de ação é totalmente descartável, tudo depende do que a situação estiver exigindo.
Seja qual for o conflito ter controle emocional é fundamental para se escolher a melhor forma de agir, buscando a melhor solução para todas as partes envolvidas. O equilíbrio emocional não é algo fácil de ser obtido nem é uma questão herdada geneticamente: é uma capacidade que se aprende e que pode ser melhorada por meio de treino, dedicação e persistência.
Abaixo algumas dicas para lidar com momentos de conflito:
É importante ter em mente que, muitas vezes é por meio das divergências e discordâncias que coisas novas surgem, pois mentes que pensam de forma muito similar dificilmente provocam uma a outra para desenvolver inovações.
“Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam, é do caos que nascem as estrelas”.
Charles Chaplin
Para diversão um filme da Pantera Cor de Rosa – Como se resolver um conflito pela força!
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Is6Ra5OUXxI]
Leitores escrevam contanto sobre como lidam com os conflitos…vou adorar responder.
Abraços e até o próximo artigo!
Encontrei alguns aforismos populares por aqui. Beijo, Raul.
«Você tem medo de conflitos pequenos? Então pode contar com conflitos grandes.»
«Conflitos normais geralmente teem consequências anormais.»
«Sem o uso de sinceridade, após a resolução de um conflito aquilo que a parte mais forte chama de “acordo por consenso” é sentido pela parte mais fraca como “fui humilhado”.»
Ok Tio Raul,
Obrigada!