As posições de liderança de equipe são muito valorizadas e almejadas pelos profissionais que querem crescer na hierarquia das empresas. Só que a energia empregada na tentativa de ocupar essas posições muitas vezes não é proporcional ao grau de empenho para desenvolver as competências necessárias. Todos sabem que cada um é responsável por sua própria carreira, portanto quem quer ser líder deve se preparar para isso. Por outro lado as empresas também devem assumir a sua parte na responsabilidade em desenvolver líderes, pois caso não o façam correm sério risco de não conseguir implementar sua estratégia de negócios. São os líderes que concretizam as estratégias de negócios por meio do engajamento de suas equipes.
Você foi promovido, que bacana! É hora de comemorar, pois as conquistas que temos na vida merecem ser celebradas. Mas passado esse momento de empolgação, a coisa fica séria, e sua realidade vai mudar por completo. De contribuinte individual que leva sua rotina preocupado apenas com seus próprios prazos e a qualidade de seu trabalho técnico, passa a ter responsabilidade pelos resultados de uma equipe. Essa mudança vai exigir adaptações na forma como utiliza seu tempo, nas suas habilidades e também naquilo que você valoriza. Seu tempo não poderá mais ser empregado em fazer o trabalho com as próprias mãos e sim em contribuir para que a sua equipe realize o trabalho de forma eficaz. Sua habilidade técnica, que muito provavelmente lhe garantiu a promoção, não será mais tão valorizada. Agora você terá que desenvolver habilidades de gestão de equipe: delegar, acompanhar e cobrar os resultados, dar feedback. Não vai ser mais possível valorizar apenas o desenvolvimento de trabalhos técnicos para os quais se formou, mas o foco terá que se deslocar principalmente para o desenvolvimento das pessoas.
Segundo Robert Hogan, autoridade internacional nos temas Liderança e Avaliação de Personalidade, a personalidade do Gestor influencia diretamente no engajamento dos funcionários e consequentemente no desempenho da empresa. Para Hogan, grande parte dos funcionários que deixam a empresa, na verdade não estão saindo da empresa e sim se livrando de um mau líder.
Como se preparar para esse papel tão importante no contexto empresarial? Ai vão algumas dicas:
Toda essa preparação vai valer a pena quando você perceber que sua equipe está coesa e engajada na busca por resultados. Ser líder é vibrar com os resultados de sua equipe e ter a certeza que o seu papel está sendo cumprido.
Quer ler mais sobre o tema Liderança? Veja nos links abaixo:
Entrevista – Líder Engajador – Parte1
Entrevista – Líder Engajador – Parte 2
Entrevista – Liderança Sustentável
Desenvolvimento: O papel do líder de equipes
Resenha – Livro Pipeline de Liderança
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Desejo que todos os leitores tenham muito sucesso como Líder!
Adoraria receber dúvidas ou comentários sobre esse tema, escrevam!
Abraços e até a próxima!
Gostaria de primeiramente parabenizar pelo artigo, realmente resumiu de forma sucinta tudo o que acontece com os novos lideres, esse tipo de dúvida me ocorre cada vez mais, visto que mesmo depois ser efetivado a coordenador, ainda não consigo sair da parte operacional e focar apenas em conduzir a equipe, ainda mais, que estamos com dificuldades de montar equipes devido a falta de “mão de obra” especializada.
Mas isso, ao meu ver sempre será uma batalha, e temos que conviver e se adaptar a situação !!
Olá Leandro,
Grata por incluir o comentário aqui no Blog e fico feliz que tenha gostado do artigo. Esse tema realmente é um desafio para as empresas: preparar seus funcionários para posições de liderança e um desafio também para o profissional que precisa se preparar para aproveitar as oportunidades. Esteja sempre conosco, contribuindo com suas opiniões!
Olá Sidnei, seu comentário é muito verdadeiro. Para promover alguém é necessário procurar indícios de Talento para a próxima função, mais isso não é uma tarefa fácil, então o que acaba acontecendo, é que o que se avalia é o desempenho na função atual, que não garante o desempenho futuro.
O próprio funcionário deve assumir a responsabilidade de se preparar para os próximos passos que pretende dar em sua carreira e o RH das empresas deve apoiá-lo nisso e também os gestores na identificação de potencial.
Grata pelo comentário e esteja sempre conosco!
Parabéns pelo artigo!No meu caso ainda não consegui, mas estou participando de um processo seletivo para uma vaga de coordenador e bateu aquele frio na barriga por ter que desempenhar uma função nova e com um time totalmente desconhecido. Para mim será um desafio incrivel e sei que não será fácil e demandará muito estudo e empenho da minha parte.Já atuei como lider de equipe, abaixo da coordenação, onde o meu papel era dar suporte técnico para o time, acompanhar e garantir o desempenho individual e do grupo e delegar atividades.Gostaria de sua opinião sobre como deve ser o meu… Read more »
Ola Renata, Ao assumir um novo desafio seja ele para um cargo de liderança ou não, acredito que a primeira competência que demos aplicar é a humildade, para entender o novo contexto, sem criticas ou avaliações apressadas. Como primeira ação no novo cargo, como gestora, eu recomendo que você faça um reunião com a equipe para se apresentar, dizer a que veio e tranquilizar quanto a mudanças de curto prazo. Em seguida é interessante ter uma conversa individual com cada membro da equipe, esse é o momento para conhecer as expectativas, experiência acumulada e indícios do perfil profissional. A partir… Read more »