Um dos pontos principais do Coaching é o questionamento, feito externamente (ou com mais intensidade) pelo coach e também estimulado pelo mesmo para o que o coachee faça por si próprio. Esse questionamento feito por alguém ou por nós mesmos internamente estimula a criatividade para encontrar novas soluções. Tira-nos da dualidade sim ou não, isso ou aquilo, do dilema. Costumo dizer que temos opções a partir do momento que existem pelo menos três possibilidades. Uma possibilidade é fatalidade, duas é um dilema, três ou mais são opções.
O questionamento também favorece o aprendizado. À medida que refletimos sobre algo buscamos compreender aquilo que não foi transmitido a nós. Ouvi de uma professora de metodologia de pesquisa que para problematizar seu tema você deve fazer a pergunta que ainda não foi respondida.
O budismo é uma religião/filosofia que estimula o aprendizado. Um dos ensinamentos básicos é não aceitar tudo que lhe dizem ou o que lê, e mais, coloque à prova. Se funcionar, aceite. Se não funcionar, descarte. Ouvi isso semana passada de um Lama tibetano que está aqui em São Paulo.
Mas quero trazer outra experiência. Estava discutindo com minha médica a respeito de solicitações de exames e medicamentos. Tenho desgaste da cartilagem no joelho e enquanto conversávamos ela ia anotando em um papel o nome de alguns remédios. Para minha surpresa ela me deu o papel e disse: “toma, agora vai estudar isso, você é um rapaz inteligente e quando retornar a gente conversa; boa medicina se faz assim, não vai aceitando tudo que te falam e vamos construir a melhor solução para você.”
Ela aguça minha curiosidade, confia que a conversa é construtiva e não contra argumentativa (eu com o Google debaixo do braço e ela com mais de 30 anos de clínica na bagagem), força a minha reflexão sobre o que é mais adequado e divide a responsabilidade do tratamento.
Achei fantástico! E você? Fica feliz ao receber o receituário pronto?! Vamos nos questionar um pouco…
Grande abraço!
Alexandre Nakandakari
alexandre@questaodecoaching.com.br
Sensacional! Parabéns pelo post, Alexandre!!
Acredito muito no poder das perguntas. As perguntas são o combustível para o movimento de evolução pessoal. Saber fazer as perguntas certas, desperta o poder do conhecimento. E conhecimento se faz assim, construindo saber por saber…
Muito obrigado pelo belo texto e reflexões.
Abraços
Rodrigo
Obrigado Rodrigo! Realmente faz toda a diferença fazer a pergunta certa!!
Abraço!