“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.”
Ser desorganizado causa um impacto negativo para a sua imagem pessoal e profissional. Esquecer compromissos, chegar atrasado, não cumprir com os prazos combinados, tudo isso faz com que a relação das pessoas com você seja de desconfiança. É preferível envolver em um projeto importante alguém que cumpre com o prometido, que seja capaz de seguir regras e acordos, do que arriscar e convocar alguém que já “pisou na bola”.
A organização externa apoia a organização interna, ou seja, se você está confuso não sabe por onde começar a trabalhar e o que deve fazer para dar vazão às suas atividades, eu recomendo que organize o seu ambiente externo – só isso já vai dar um tremendo alivio e automaticamente sua mente começa a pensar mais claramente.
Depois podemos começar a colocar ordem nas coisas que estão entre o mundo externo e o interno, como as demandas do trabalho que vêm de fora mas já estão borbulhando em nossa mente – que tal fazer uma lista com todas as pendências que estão fazendo você perder o sono? Vamos lá: enumere tudo o que tem a fazer organizando por áreas de atenção: vida pessoal, trabalho, manutenção da casa, etc.
Agora olhe para dentro de si mesmo e pergunte-se – que confusão é essa? Para o que realmente devo dar atenção e o que é prioritário em minha vida? Para definir o que é mais importante e deve ser atacado com prioridade, não há outro caminho que não seja buscar sua motivação interna: da minha lista de prioridades quais irão me levar mais rapidamente para onde quero ir? Quais me ajudam a alcançar os resultados que almejo?
Em seguida, de nada adianta a organização se depois disso, você não partir para a ação com determinação, foco e agilidade! Evite a procrastinação, faça o que tem que ser feito com empenho e aproveite a satisfação de dar “tiques” em sua lista de pendências.
Trabalhar de forma organizada, entregar com consistência e dentro dos prazos combinados, cria ao seu redor uma aura de produção, realização e competência, isso o torna uma pessoa de referência e com quem é interessante se envolver.
“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.”
Mahatma Ghandi
Quer ler mais sobre o tema clique aqui.
Pense nisso e nos escreva compartilhando sua experiência com pessoas organizadas e desorganizadas… todos nós estamos em desenvolvimento e podemos evoluir nesse quesito.
Abraços,
Post publicado originalmente no site www.indike.com.br