A temporada de férias está aberta e, em alguns casos, este momento que deveria ser de satisfação pode ser estressante. Tentar dividir seu tempo entre tudo o que precisa ser feito antes do descanso merecido pode ajudar você a realmente viver estes dias de prazer e ócio de forma integral. Às vezes é um desafio conseguir conciliar as agendas de trabalho e vida pessoal, mas se nós nos organizarmos, exercitarmos nossa disciplina, podemos ser bem sucedidos neste momento também.
Como podemos manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal durante as férias? Como podemos sair alguns dias de forma completa, sem nos preocupar com os e-mails que podem chegar, a decisão que seria tomada nos dias em que estaria passeando com a família? Como não tornar o smartphone um item ansiógeno que não nos desconecta da vida do escritório? Afinal você está em férias e precisando descansar!
Organizar um cronograma de atividades pessoais e profissionais com uma certa antecedência para finalizar os assuntos pendentes do escritório e organizar os assuntos de seu descanso podem ajudar nesta jornada.
Isto permitirá que tenhamos uma visão geral de nossas tarefas diárias, semanais e mensais, tanto dentro como fora do trabalho, organizando o que deverá ser feito antes do descanso merecido.
Colocar o foco onde ele deve estar é um desafio! Na organização prévia aos dias de férias, definir alguém para ocupar temporariamente nossas funções e não esquecer de comunicar aos interessados quem será esta pessoa, amenizando a ansiedade neste tempo de ausência e descanso. Definir expectativas e determinar alguns combinados com o grupo de trabalho, também pode ajudar neste momento.
Estar 100% presente com o tempo, tanto no trabalho como nas férias, definindo dias ou horários específicos na agenda, comprometendo-se apenas para o trabalho, e no resto do tempo para vida pessoal. Tentar resolver todas as pendências profissionais antes de deixar o escritório, fazendo um pouco de trabalho aqui e ali, durante as férias, pode ser ineficiente e improdutivo, gerando ainda mais ansiedade e frustração para um momento que deveria ser de descanso e aproveitamento do tempo para si, a família e amigos.
Aproveitar os dias, recarregar as baterias e lembrar-se que este é um momento único no ano em que podemos e devemos desfrutar do que merecemos.
Bom descanso e até a volta,
Ticiana Tucci
ticiana@questaodecoaching.com.br
Boa Tarde, Ticiana! Ótimo artigo. Parabéns e sucesso sempre. Abcs