Você já viu esse número em algum espetáculo circense: equilibrar pratos. Mas já reparou que o equilibrista nunca gira todos ao mesmo tempo? Ele começa com um, deixa girando…começa outro, e outro, e outro, depois volta no primeiro e assim vai mantendo todos em equilíbrio. É uma boa analogia para nosso tema a seguir: gerenciamento de energia.
Você já pensou em gerenciar sua energia ao invés de gerenciar seu tempo? Ou acha que isso não faz o menor sentido? Vamos pensar. Quantas vezes você deixou tarefas para o dia seguinte porque não deu tempo para concluir tudo? Quantas vezes você terminou suas tarefas bem tarde e sentiu que foi atropelado por um trem? Quando foi a última vez que conseguiu terminar tudo que tinha na sua agenda e ainda foi à academia, chegou em casa e deu atenção à família, fez uma ótima refeição e cuidou da sua espiritualidade? Bem difícil, né? Mas não impossível!
Em um dos treinamentos que participei aprendi a gerenciar minha energia física, emocional, mental e espiritual. Através do gerenciamento da energia aumentei minha produtividade, é fazer mais em menos tempo.
O funcionamento prático desse gerenciamento é muito parecido com uma periodização de treinamento usada para atletas. Ao usar uma energia você a desgasta e precisa de um tempo de recuperação, da mesma forma que um atleta precisa descansar depois de um treino.
Variando a utilização dessas quatro energias causamos uma oscilação que gera um impacto positivo em nossa vida pessoal e profissional. Claro que demanda um esforço, pois aplicar o gerenciamento de energia requer mudar hábitos nas quatro esferas. A começar pela física, que é a base de todas. Sem um corpo físico saudável não há possibilidade de trabalhar as outras três energias. Você precisa de um corpo para lidar com o emocional, mental e espiritual, é o corpo que viabiliza tudo isso. Aqui vale a velha máxima: saúde em primeiro lugar. E nenhuma mudança é repentina, sempre fazemos pequenos rituais.
Quero explorar bem este tema com vocês, portanto estou preparando uma série de posts que serão publicados mensalmente. Mas já quero deixar a pergunta: como estão essas energias em sua vida? Física, emocional, mental e espiritual?
Até breve e um grande abraço!
Alexandre Nakandakari
alexandre@questaodecoaching.com.br
facebook.com/questaodecoaching
Caro Alexandre,
Este parece me um excelente tema e sobre o qual não tinha pensado. Faz todo o sentido gerir a nossa energia em paralelo com o tempo. Em relação às energias posso dizer que o vosso site ajuda a mantê las mais altas. Aguardo mais sobre este tema.
Ate breve!
Olá Ricardo!
Muito obrigado! É uma forma diferente de encarar os desafios, sair fora da caixa…e dá resultados! Espero contribuir!
Grande abraço!