O ano de 2015 já começou! Certamente como muitas pessoas, eu inclusive, você pensou em alguns objetivos para esse ano. Ao menos você deseja que esse ano seja diferente do anterior, que algumas realizações se concretizem. Muito bom, e também sabemos que esses objetivos irão se tornar realidade se colocarmos a mão na massa. Como dizem no Facebook, não é o ano que tem que ser diferente…é você!
O foco desse post não é o objetivo para 2015, temos vários posts que podem ajuda-lo a delimitar melhor suas metas. (Meta Smart, Modelo GROW, Bons motivos para você planejar ) Vamos falar do estado atual. Uma vez que já sabemos onde queremos chegar precisamos saber de onde estamos partindo.
Determinando os dois pontos, partida e chegada, sabemos o que nos falta para atingir a meta. Podemos prever alguns desafios que teremos pela frente e nos antecipar a eles.
Uma forma de saber quão distante você está da meta é usar uma avaliação subjetiva em escala. De 1 a 10, quanto você acha que está distante da meta? Baseado nessa avaliação outra pergunta que você pode fazer é: o que posso fazer para chegar mais perto? Ou, o que falta para eu chegar mais perto?
Analise bem seu estado atual em direção a sua meta. O que você já tem que pode te ajudar a chegar lá? Muitas vezes focamos apenas no futuro, na meta, e ignoramos o que já temos. A melhor ferramenta pode estar debaixo do seu nariz. Quais são seus conhecimentos adquiridos? Quais livros você já leu? Quais cursos você já fez? Quais contatos podem te ajudar? Onde e como você está para atingir suas metas de 2015? Faça uma ótima base e voe alto esse ano!
Grande abraço!
Alexandre Nakandakari
Muito bom Alexandre. Prático e inspirador, ao mesmo tempo. Você tem razão quanto a atenção que devemos dar ao nosso background e reconhecer o que já temos como aprendizado.
Muitas vezes também caímos na armadilha do conhecimento e emendamos um curso ao outro sem praticar o que aprendemos. O resultado pode ser frustrante se não houver treino e práticas constantes. Obrigada! beijos e ótimo 2015 pra toda equipe.
Olá Malu!
Muito obrigado pelo feedback! Estudo e prática devem caminhar juntos, sempre! E como dizia Jung, quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta! Vamos despertar o que está dentro de cada um e que já está disponível para ser colocado em prática!
Bj e um feliz 2015!