“Independente de sermos guerreiros ou não, todos temos um centímetro cúbico de oportunidade que aparece em nossa frente. A diferença entre um guerreiro e um homem comum é que o guerreiro está consciente e um dos seus deveres é estar alerta, esperando deliberadamente, e quando aparece o seu centímetro cúbico de oportunidade, ele tem a velocidade necessária, a destreza e a valentia para aproveitá-la.”
Carlos Castaneda
Ter liderança pessoal é uma competência que permite uma atuação segura e firme no mundo. É ter domínio sobre si mesmo e viver de acordo com suas próprias regras e interesses, sem invadir o espaço dos demais e respeitando o convívio social. Quem é líder de si mesmo, age ao invés de reagir. Reação pode ser decorrência de descontrole, a ação inclui analise e planejamento.
Aprender a administrar as emoções de modo a liberá-las na hora certa, com a pessoa certa e da forma mais adequada possível e conseguir se acalmar quando estiver nervoso, ter uma razoável percepção de si e dos outros, são atitudes das pessoas que são lideres de si mesmos. Ser assertivo é a forma de agir que garante que seus pensamentos e emoções serão expressos sem magoar ninguém. Assertividade é a habilidade de expressar opiniões, sentimentos, ao mesmo tempo em que há uma afirmação de direitos, não ocorre a violação dos direitos dos demais. O comportamento assertivo é o que torna a pessoa capaz de agir em seu próprio interesse, se afirmar sem ansiedade, buscar seus próprios direitos sem negar os alheios. Mas o que faz com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente enquanto outras se desesperam frente à adversidade? A diferença está no grau de autoconhecimento que as pessoas possuem. O autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor próprio e fortalecer a autoestima. Sem nos conhecermos ficamos mais vulneráveis à opinião dos outros e assim, mais facilmente perdemos a sintonia com nossos valores e metas.
Para ampliar o autoconhecimento é preciso ter consciência de quem você é de verdade, avaliando os pontos positivos e os negativos. Ao reconhecer seus pontos negativos, poderá melhorar o que considerar necessário. E reconhecendo seus pontos positivos se sentirá mais confiante em sua capacidade de conseguir o que deseja, independente das opiniões externas.
A pessoa que desenvolver o equilíbrio emocional, se comunicar com assertividade e aprofundar o autoconhecimento, automaticamente estará ampliando sua liderança pessoal e a partir desse ponto poderá pleitear ser líder de outras pessoas.
Agora você pode se perguntar: Como fazer isso?
Existem alguns caminhos:
Seja qual for a sua escolha a serenidade e a alegria são os principais critérios para sabermos se estamos de fato no caminho para encontrar nosso verdadeiro eixo de equilíbrio.
Abraços e sucesso a todos!
Artigo originalmente publica no site INDIKE
Saiba mais sobre nossas palestras e workshops clicando aqui
Yara, Muito legal. Parabéns! Melhor ainda é receber essa orientação para “ser líder de sí mesmo” desde a fase infantil.. Nessa linha, a Abril Educação vem dando grande contribuição junto aos educadores e alunos, com o Programa “O Líder em Mim”, que é fundamentado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda escola. Trata-se de um programa com conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida. O programa foi desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos EUA, baseado no no livro “Os 7… Read more »
Oi Malu,
Você tem toda a razão, se as crianças fossem orientadas para identificar e seguir sua força interior, com certeza teríamos adultos mais autônomos.
Esse projeto da Abril Educação parece bem interessante, vou dar uma olhada no site. Obrigada por nos acompanhar e contribuir. Bjs