As organizações estão cada vez mais reconhecendo a importância e os resultados que os processos de Coaching trazem para o desenvolvimento de seus profissionais.
Hoje grande parte das empresas oferece às lideranças e profissionais de alto potencial a possibilidade de, através do Coaching, elevarem seus níveis de desempenho e utilizarem amplamente seu potencial gerando melhores resultados para o negócio.
O diferencial deste processo é a rapidez com que as mudanças ocorrem uma vez que o coach atua diretamente com o profissional e com isso foca nas suas necessidades individuais e, através de questionamentos provoca uma reflexão e impulsiona a mudança através de ações planejadas que devem ser implementadas no seu dia a dia de trabalho.
Além da expansão do Coaching nas organizações os estilos de liderança também vem evoluindo ao longo do tempo para atender às novas demandas de desenvolvimento dos profissionais.
Nos tempos atuais, não se aceita mais a figura do líder autocrático, que distribui tarefas, controla, avalia resultados e centraliza todas as decisões. Hoje a nova geração reivindica participação, autonomia e progresso rápido.
Dentro deste cenário, surge a figura do Líder Coach que, utilizando os pressupostos do Coaching apoia e estimula o desenvolvimento de sua equipe.
Mas o que tem esse líder que o diferencia dos demais?
Em primeiro lugar este líder não precisa ser um profissional com formação em Coaching e seu trabalho não é conduzir sessões de Coaching estruturadas.
O que se espera deste profissional é uma postura Coach, ou seja, uma maneira de lidar com a equipe que promova o desenvolvimento ao mesmo tempo em que gera autonomia e a capacita a lidar com os problemas e conflitos no trabalho de uma perspectiva diferente.
As principais posturas que caracterizam um Líder Coach são:
– levar a equipe a ter foco em soluções e não em problemas;
– compartilhar experiências e decisões, demonstrando confiança na equipe;
– fazer com que as pessoas sejam mais independentes na busca de alternativas para solucionar as questões que surgem no trabalho;
– não dar respostas ou soluções prontas e sim apoiar as pessoas na busca de soluções através de questionamentos que as ajudem a refletir sobre as situações;
– acreditar que as pessoas têm recursos internos e potencial para trazer novas ideias e respeitar essas contribuições;
– criar condições para que possam praticar novos comportamentos que favoreçam seu desenvolvimento;
– dar feedback construtivo para reforçar estes comportamentos ou sinalizar para a necessidade de ajustes;
– estar aberto ao diálogo mostrando-se flexível, empático e realmente presente na situação, sem fazer julgamentos precipitados;
– incentivar a definição de metas e o planejamento de ações focadas no alcance das mesmas;
– apoiar os liderados na superação dos obstáculos e na obtenção dos recursos necessários ao alcance das metas.
O líder Coach deve inspirar a equipe, estimular a autonomia e o desenvolvimento e dar todo o suporte para as mudanças que forem necessárias. Estará assim criando condições para a construção de uma equipe de alta performance e auto motivada, contribuindo também para um clima organizacional que favorecerá o engajamento destes profissionais.
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Abraços
Clarice Perrone
clarice@questaodecoaching.com.br
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