Como sobreviver em um mundo em constante mudança, onde o ontem nunca é igual ao amanhã? Responder a essa pergunta pode ser fundamental para garantir a sustentabilidade de nossa carreira. Na atualidade, onde a mudança é a única certeza com a qual podemos contar, descobrir o que pode garantir a continuidade da nossa vida e do nosso “ganha pão” é entender que competências podem nos ajudar nessa missão. Missão essa que muitas vezes pode parecer impossível e digna de um super-herói!
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”
Frase atribuída a Darwin
Sem flexibilidade e capacidade de adaptação sua carreira corre sério risco de descarrilar. Como mudar é inevitável, desenvolver a competência para se moldar às novas condições de trabalho é o que as empresas e o mercado em geral esperam dos profissionais. Seja você empregado, empreendedor ou consultor, essa realidade frenética de construção e reconstrução é igualmente desafiadora.
Outro componente desse cenário é a rapidez com que nos adaptamos e incorporamos as novas necessidades e demandas profissionais. O mundo está acelerado e as pessoas tem que pegar o “bonde andando”, ou seja não basta ser flexível e adaptável, ainda temos que fazer isso de forma ágil.
“A maneira mais eficiente de lidar com o momento atual é estar em movimento permanente – aprendendo sempre, inovando e desenvolvendo novas competências”
Eugênio Mussak
Ser flexível e adaptável é aceitar a realidade sem criar resistência ou barreiras. Se a mudança é inevitável é melhor inspirar-se no movimento da água ao encontrar barreiras – ela naturalmente se rearranja e se molda às condições que se apresentam.
Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Betania Tanure Associados, realizada em 2014 com 1000 executivos, mais de 50% das empresas brasileiras apontam a flexibilidade para resolver problemas como o fator principal que leva a uma promoção – fonte Revista Você S/A abril 2015.
Abaixo algumas estratégias para desenvolver a flexibilidade e capacidade de adaptação:
Uma vez que não temos garantia de que o futuro será similar ao passado e ao presente, ser adaptável, aprender com rapidez e ter flexibilidade são as competências que podem enquadrar um profissional na categoria de talento com potencial em que a empresa deva investir para garantir que desenvolva sua carreira dentro da mesma.
E você é adaptável? Escreva-nos dizendo o que pensa sobre isso!
Quer ler mais sobre carreira, acesse os links abaixo:
Carreira – Bancar o pequeno não ajuda
Estratégias para transição de carreira
Até o próximo artigo!
Artigo muito bom. Suscinto, resume bem as competências necessárias para crescer frente a atual instabilidade financeira e mercado dinâmico.
Olá Silene,
É verdade, o nosso mundo anda tão instável que se não formos ágeis, flexíveis e adaptáveis, é muito provável que percamos o passo de nossas carreiras. Que bom que gostou do artigo, seus comentários serão sempre bem vindos! Abrs,
Adorei seu artigo , parabéns
Evandro, que bom que gostou e espero que possa aproveitar algo em sua carreira. Continue compartilhando suas opiniões conosco!
Parabéns
Obrigada, abrs