Se você é um profissional de RH já deve ter se feito esta pergunta em alguma ocasião. Quer por um desejo de oferecer algum serviço que faça diferença para a organização quer por ter sido demandado para esse trabalho por seus clientes internos.
Quando fiz minha formação em Coaching esta também era uma pergunta recorrente. A posição das escolas de Coaching em geral é de que o Coaching interno não funciona, pois esbarra em conflitos de interesse, e que o melhor é contratar profissionais externos à organização. Claro que esta não é uma posição imparcial já que as escolas, em sua maioria, são formadas por profissionais que oferecem este tipo de serviço às empresas.
Na vida como ela é, esbarramos com algumas dificuldades em assumir esta posição dentro das empresas. Durante minha carreira como executiva de RH em grandes empresas muitas vezes me vi em situações em que não atender a uma demanda interna, por mais que as justificativas fossem totalmente plausíveis, implicava em se indispor muitas vezes com meus superiores e a cúpula da organização que com certeza encontraria profissionais dispostos a abrir mão de algumas regras e premissas básicas em troca da manutenção de seus empregos.
O que fazer diante desta situação?
Como profissional que esteve dos dois lados desta balança acredito que posso dar algumas dicas de como lidar com esta situação:
Para se posicionar você precisa primeiro conhecer o assunto. Leia livros sobre Coaching e estude. Não precisa se certificar em longos cursos. Procure cursos de curta duração com profissionais reconhecidos no mercado. Estes conhecimentos te ajudarão não somente a ter uma postura Coach dentro da organização, mas também a avaliar com mais critério a contratação de profissionais externos.
Muitos clientes não conhecem exatamente como funciona o Coaching e em que situações ele deve ser usado. Apresente os prós e os contras da utilização do Coaching interno e deixe que o solicitante assuma a responsabilidade sobre a sua escolha.Enfatize a questão do estabelecimento de uma relação de confiança entre Coach e Coachee para o sucesso do processo e que esta relação pode ser mais facilmente estabelecida com a contratação de um profissional externo, isento e imparcial em relação às questões internas da empresa. Não está contaminado pela cultura e pode por esse motivo alavancar maiores transformações.
Alguns casos de desenvolvimento de líderes podem ser resolvidos internamente através de programas que adotem as premissas do Coaching sem necessariamente ser um processo estruturado de Coaching. Neste caso, você pode sim oferecer um diferencial no atendimento a seus clientes internos sem o custo da contratação de um profissional externo.
Deixe claro que você estará presente em todas as etapas do processo desde a escolha do profissional, do alinhamento das expectativas e acompanhamento dos resultados, embora o conteúdo do processo em si seja estritamente confidencial.Deixe-o tranquilo em relação à qualidade e eficácia do processo.
5. Tenha sempre uma postura Coach
Não dê respostas prontas ao seu cliente, ajude-o a pensar e encontrar a melhor alternativa para o desenvolvimento de sua equipe. Seja ela um treinamento formal, a contratação de Coaching externo ou a realização do Coaching interno.
Acredito que o profissional de RH pode contribuir muito adotando uma postura Coach junto a seus clientes internos em várias situações: levantamento de necessidades de desenvolvimento, resolução de conflitos, diagnósticos de problemas de desempenho, avaliação de potencial (assessment) e elaboração de plano de desenvolvimento individual e de equipe.
Porém, pela minha experiência e de outros colegas, considero que processos de Coaching estruturados, que envolvem o estabelecimento de metas, sessões semanais ou quinzenais para entendimento da situação atual e desejada e estabelecimento de alternativas de solução, o Coaching externo ainda é o mais recomendado por sua isenção e imparcialidade, deixando o Coachee mais à vontade para expressar livremente seus desejos e explorar suas possiblidades de carreira e desenvolvimento. Dentro deste ambiente de confiança com certeza os resultados serão melhores e mais sustentáveis.
Gostaríamos de ouvir sua opinião. Como este assunto está sendo tratado dentro de sua organização?
Quer ler mais sobre coaching acesse os links:
O que é e o que não é Coaching – https://qdc.yaraleal.com.br/2015/06/29/o-que-e-e-o-que-nao-coaching/
Coaching Executivo – Solução ou Modismo – https://qdc.yaraleal.com.br/2015/04/20/coaching-executivo-solucao-ou-modismo/
Coaching nas Empresas – https://qdc.yaraleal.com.br/2011/10/03/coaching-nas-empresas-2/
Abraços
Clarice Perrone
Conheça nosso serviço de Coaching Executivo
clarice@questaodecoachingcom.br
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