Olá Leitor,
Onde moro atualmente é outono e as estações do ano são bem definidas. Este é o primeiro outono que vivo na Europa e como é lindo e pode trazer reflexões e ensinamentos. Na realidade tenho aprendido muito com a natureza e seus ciclos e tenho gostado desta oportunidade. Desde um simples vaso de flor que cuido todos os dias até o meu jardim com suas grandes árvores que impõe poder e beleza em seus ciclos.
Voltando para o outono e também escrevendo sobre ciclos, destaco o momento de mudança de cor das folhas, depois a queda de cada uma delas até o momento em que as árvores tornam-se apenas estruturas em madeira e galhos. Este ciclo me remete ao tempo que precisamos muitas vezes em nossas vidas para amadurecer algumas ideias, fases novas que atravessamos, mudanças que vivemos e que, assim como as folhas caindo e fechando seus ciclos, também precisamos de tempo para compreender e deixar nossas folhas caírem para renascer uma nova oportunidade. A natureza é sábia e oferece o renascer a cada ano, isto também acontece conosco, basta observarmos ao nosso lado os sinais, mesmo que seja algo pequeno, mas que pode ser transformado ou liberto para que o ciclo dê continuidade.
Mesmo morando fora do Brasil e alterando toda minha agenda pessoal e profissional tive que buscar (e ainda tenho) novas formas para continuar trabalhando e me realizando pessoalmente. Uma das formas foi dando sequencia aos atendimentos em coaching via Skype e tem sido muito gratificante poder continuar acompanhando e dando suporte aos coachees, mesmo que virtualmente. Outra forma foi continuar escrevendo para o Blog e participando das reuniões de nosso grupo Questão de Coaching. Uma nova forma de participar que nasceu com o novo ciclo de minha vida, onde reinventei um formato de trabalho.
Quero falar sobre o Processo de Coaching que também tem seu ciclo. O início ocorre no momento do rapport , sendo a primeira fase do relacionamento coach/coachee onde um conhece ao outro e decidem se querem continuar esta relação. Também neste momento as expectativas são compartilhadas e alinhadas. O formato dos encontros são definidos.
A segunda fase do ciclo é o estabelecimento da direção em que o processo seguirá, referindo-se a ter clareza sobre os resultados que o coachee busca atingir a partir do momento que contrata um processo de coaching. Neste momento o profissional irá avaliar o contexto atual do cliente, perceber seus atributos, conhecimentos e habilidades. Os objetivos iniciais definidos podem ser alterados durante as conversas e restabelecidos dentro do que foi descoberto nesta fase.
Como terceira momento podemos mencionar o progresso das sessões. Esta é a fase mais produtiva do processo, onde mais tempo e energia são investidos. Os temas e padrões de comportamento ao longo do tempo são identificados e o papel do coach é apoiar e desafiar seu cliente para o aprofundamento das discussões e definições de próximos passos. Como última fase, o cliente estabelece e formaliza seu plano de ação, desenhando de forma concreta seus passos, recursos e prazos para chegar onde deseja.
Assim como a natureza que observo em meu dia a dia e o outono que chega com seu colorido, impondo o ciclo constante de renovação, assim vamos nós em nossos processos na vida, seja de coaching, um novo emprego, uma nova companheira/o, uma nova família, um novo lugar para se morar e aprender com o que está em nossa volta. Preste atenção!
Um abraço e boa semana de renovações para você.
Interessou-se pelo assunto? Leia mais um pouco sobre a mudança de ciclos e renovação aqui em nosso Blog!
Ticiana Tucci
ticiana@questaodecoaching.com.br
Deixe um comentário