Olá Leitor, como vai?
Como já mencionei estou vivendo fora do Brasil desde o início do ano e a realidade profissional é totalmente diferente do que eu enfrentava no Brasil. Quando estava no Brasil, eu já tinha minha marca pessoal consolidada, as pessoas já me conheciam e abrir portas para novos projetos era mais simples. Morando em outro pais a situação começa do zero e é necessário construir os primeiros tijolos para que eu consiga me destacar. Criar minha marca pessoal em campos desconhecidos e sem relacionamento prévio com qualquer pessoa local é bastante desafiador.
Andei pensando em alguns passos que podem ajudar na construção desta trilha. Nossa marca pessoal surge com o tempo, com nossas experiências e bagagens que acumulamos pelos anos e é neste caminho que sigo este artigo.
O que você anda fazendo para sua marca pessoal a cada dia, semana e mês? Quais suas paixões? O que você faz melhor? O que o torna diferente frente aos outros? O que você busca em sua carreira? Profissionalmente, quem é você?
As respostas às questões acima formam sua marca pessoal ou, em outras palavras, demonstram os sinais constantes que enviamos aos colegas, gerentes e potenciais empregadores sobre como somos. Nossas escolhas e resultados obtidos no dia a dia fortalecem e formam nossa presença onde estamos. O que tenho notado aqui na Europa é que as pessoas tem registrado suas marcas em sites pessoais criando assim sua presença online, demonstrando seus portfolios de trabalhos realizados, perfis em mídias sociais (Linkedin, Facebook), compartilhando textos de própria autoria, criando uma assinatura de e-mail, solidificando seu perfil online e criando um universo sem limites para seus contatos e oportunidades profissionais.
Nossa marca não é criada em um dia, leva tempo e manutenção constante.
Diariamente:
Conectar-se!
Dedique 5 minutos do seu tempo para estar conectado com as pessoas em suas redes sociais.
Por quê? Atividades online consistentes mantém seus canais “frescos” e atualizados, de modo que um potencial empregador ou pessoas de seu círculo notarão que você está ativo em suas redes. Quanto mais você interage proativamente online, mais conexões poderá estabelecer e melhor conhecido você estará em seu campo. Mesmo quando aperta o botão “Gostar” de um artigo interessante no Facebook, felicitando alguém em sua promoção no LinkedIn ou oferecendo uma resposta rápida a um tweet relevante mantém o seu nome no radar das oportunidades. Manter alguns aplicativos de mídia social na tela inicial do seu smartphone pode ser um lembrete visual útil para esta ação diária.
Semanalmente:
Escreva algo!
Não importa de qual indústria você faz parte, expressar seu ponto de vista e ideias contribui para sua marca pessoal e constrói sua reputação. Se você falar sobre os projetos que você está trabalhando (mantendo sempre a devida confidencialidade) ou oferecer opiniões sobre os últimos acontecimentos em sua indústria você estará se expondo e oferendo sua linha de pensamento e opinião à respeito de determinado assunto. Comente as discussões dos grupos que faz parte no Linkedin e que fazem sentido para você, participe!
Se a escrita não é realmente seu forte, pensar em outras maneiras de compartilhar regularmente suas ideias através de blogs que siga, personalidades que acompanhe também pode ser uma ação interessante.
Mensalmente:
Faça um Google de si próprio!
Admita: você já fez um Google de algumas pessoas que julgou importantes por alguma necessidade.
Você já procurou fazer um Google a seu próprio respeito? Talvez sim, de uma forma mais esporádica, mas vamos levar este assunto a sério e pensar que as pessoas fazem pesquisas no Google a nosso respeito quando querem saber mais sobre nós… e vamos checar o que elas vem quando realizam esta pesquisa e se há alinhamento com a imagem que queremos transmitir.
Crie o hábito de pesquisar-se mensalmente e fique atento em si próprio!
As pessoas mudam, o mercado é dinâmico e precisamos estar alinhados com este movimento, atualizando nossas informações nos perfis que fazemos parte, nossas fotos, artigos que escrevemos e compartilhamos. Uma simples informações pode significar uma grande mudança. Em meu caso, morando atualmente em outro pais, a simples atualização desta informação em meu perfil Linkedin é bastante significativa para novos contatos em minha rede de relacionamentos, projetos locais que podem surgir, aperfeiçoamentos profissionais que tenho feito.
Navegue pelas últimas páginas de seus perfis de redes sociais para se certificar que sua “voz” reflete o que você quer colocar para fora. Verifique se o conteúdo que você está compartilhando encaixa com o que você está focando no momento.
Parece muito trabalho, não é? Bem, eu não vou mentir, é.
Mas, afinal, ele vai ter um retorno mesmo que em médio e longo prazos… provavelmente aumentando sua rede profissional, o respeito aos olhos de seus pares da indústria, e porque não ofertas de emprego que estão perfeitamente em linha com o que você quer fazer e como você deseja ser conhecido.
Vamos tentar?
Abraços e ótima semana,
Ticiana Tucci
ticiana@questaodecoaching.com.br