Em meus atendimentos tenho visto que um dos problemas mais comuns são de recém contratados que simplesmente começam a trabalhar na nova empresa sem buscar antes entender o contexto, as pessoas e a estratégia da nova organização. Este tipo de comportamento não gera abertura para o aprendizado e, portanto, faz com que o novo profissional tenha mais desafios do que os previstos por ele e pela empresa.
Em uma empresa, as relações quer elas sejam com líderes, subordinados, pares, áreas parceiras, precisam ser estabelecidas com muita destreza e o profissional que possui esta competência, tem grandes chances de ser bem sucedido em seu trabalho. De nada adianta ter um profissional com uma habilidade técnica sensacional, se esta pessoa não se relaciona, não entende o ambiente em que está inserida e como a dinâmica de trabalho funciona.
Nos dias atuais, onde a economia está acelerada e as contratações são feitas as pressas para não perder oportunidades de negócio, nem sempre detalhes como desta competência de relacionamento são checadas com profundidade no processo de escolha do profissional, mas uma vez esta pessoa na empresa, ela pode causar grandes estragos, impactando negativamente a gestão de sua equipe, motivação e até a auto-estima de seus funcionários. Em alguns casos extremos, podemos presenciar pedidos de demissão.
Profissionais que sofrem os impactos destes novatos, investem muito mais seu tempo pensando em como lidar com estas pessoas ao contrário de investir suas energias no trabalho em si. É um enorme vazamento energético (mais informações sobre vazamentos energéticos, você poderá encontrar em meu texto publicado no dia 27 de junho.)
E o que foi fundamental para algumas desta pessoas sobreviverem neste ambiente inseguro, difícil e desmotivador? Muita coragem e proatividade!
Antes que esperassem que alguém percebesse seu sofrimento, foram em busca de ajuda e focaram na resolução do problema, expondo as evidências que os impossibilitavam de continuar seus respectivos trabalhos, solicitando feedback e atenção para suas ações. Não posso dizer que é fácil, realmente exige exercitar manobras arriscadas, porém necessárias. O processo de coaching suportou estas iniciativas e ajudou cada um destes clientes a buscar o melhor caminho para que sofressem menos e pudessem colher as melhores experiências de aprendizado possíveis.
Obrigada e até a próxima!
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Ticiana Tucci
Tici,
Texto muito esclarecedor, realmente novatos impulsivos podem causar estragos! Parabéns. Bjs
Yara, obrigada. Este assunto tem “pano para manga”. Novatos impulsivos são desafiadores.
Um beijo e até
Ticiana,
Os jovens tem muito chao pela frente… mas textos esclarecedores como esses sempre ajudam… parabéns e um abraço!
Claudemir
olá Claudemir, obrigada pelo comentário! Mas você sabe que tenho me surpreendido… assim como você escreve, também tenho este viés de que os jovens são impulsivos e logo que entram em uma organização, querem logo já “mostrar serviço” sem antes entender aquele novo contexto…. porém, no meu artigo, estou falando de pessoas com bastante experiência, que tem altos cargos na organização e acredito que tem uma visão egocêntrica de seu papel. Estes líderes podem causar muitos estragos por onde passam e deixar cicatrizes nos profissionais que cruzam seus caminhos, inclusive porque tem forte influencia na organização. Realmente um desafio para… Leia mais »
Adorei o texto
Parabens !!!