Ao questionarmos valores positivos para as pessoas e para as Organizações, invariavelmente, a Ética está entre eles.
Ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana .Moral é a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal.
A racionalização para manter o silêncio nas empresas ao depararmos com problemas éticos pode vir através de desculpas do tipo : “ é prática normal”, “não tem importância”, “não é da minha conta” ou “quero ser leal aos colegas”.
Aproveitando o tema do nosso Blog (“ Questão de Coaching”), vou ilustrar este assunto com questionamentos para uma situação de conflito ético dentro de uma Empresa.
Não podemos simplesmente ignorar o problema ou dar desculpas para não nos envolvermos na situação. O ideal é desenvolver um plano de ação que permita lidar com a questão sem ferir nossos próprios valores e, se possível , dar condições para que o confronto com a empresa tenha um desfecho favorável.
Mesmo com um plano de ação traçado, é importante levar em consideração que muitas vezes o mundo não está nem ai para os nossos desejos e isso nos faz lembrar que os obstáculos vão surgir e que situações que envolvem ética são delicadas para serem enfrentadas.
Acreditar em nossos próprios valores e colocá-los como parâmetros em nossas vidas, faz com que tenhamos clareza frente a situações de cunho moral, que sempre vão envolver riscos, pois podemos conseguir ou não ultrapassar os obstáculos.
Todo conflito que envolve ética traz consequências, portanto , é muito importante refletir antes , posicionar-se e formular perguntas que propiciem opções para um plano de ação eficiente.
Qual o conflito e qual a minha posição ?
O que está em jogo?
Que argumentos devo derrubar e com quais racionalizações pretendo abordar?
Que respostas terei para derrubar as argumentações e onde pesquisarei informações?
A quem o argumento deve ser apresentado?
Lembrar se houve situação semelhante e quando a situação foi revertida? O que aprendi com isso?
Que aliados poderiam defender a posição ao meu lado?
Que estilo de comunicação devo usar nas abordagens?
As fontes de apoio que tenho dentro e fora da organização são adequadas?
De posse das respostas e seguro dos argumentos, criar alternativas de ações para que o conflito seja encarado de frente.
Qualquer progresso é definido como sucesso neste processo de aprendizagem, mesmo em se tratando de Ética, onde a linha divisória do que é correto ou incorreto é muito tênue e varia de indivíduo para indivíduo.
Abraços,
Liana
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Assim como ser honesto(a), você não pode ser meio ético. Temos que encontrar coerência entre os valores da empresa e o nosso próprios valores. Essa percepção é fundamental para nosso entendimento e para a solidificação das atitudes profissionais que temos e teremos. Questiona-se e questionar.
Bom texto Liana!!!
É isso aí,Ricardo…
Quando digo que ética é uma linha muito tênue, é justamente porque o encontro desta coerência de valores diverge de pessoa para pessoa, empresa para empresa, família para família, governo para governo e por aí vai…Vale a pena questionar sim, sempre!!! Abraço.
parabens pelo blog, esta bem bacana!!!!