Poder contar com a participação da área de Recursos Humanos no acompanhamento do Processo de Coaching Executivo é de grande valia para o sucesso do trabalho.
Já no início, por meio de um profissional que a represente, a área de RH tem papel importante na facilitação do estabelecimento do contrato de trabalho garantindo que todos os envolvidos tenham clareza sobre o que se espera do processo e estejam alinhados em relação à demanda de desenvolvimento.
O RH pode propiciar que o alinhamento entre Coachee e seu Gestor, sobre os objetivos do trabalho, aconteça. Isso contribui para que o processo desde o início tenha um foco claro.
Para isso é interessante que o RH prepare o Coachee, com relação ao processo de Coaching, tirando dúvidas e oferecendo esclarecimento sobre a metodologia, aspectos práticos e sobre o que se espera dele durante o processo. É claro que o Coach também fará isso no início do processo de acordo com as necessidades de cada caso.
O profissional de RH pode contribuir com o Coach, oferecendo informações importantes sobre a Cultura da empresa, grau de abertura para mudanças no dia-a-dia de trabalho, nível de preparação dos líderes para apoiar o processo, práticas de RH, além de informações preliminares sobre o Executivo que passará pelo processo.
Outro aspecto onde o RH pode fazer a diferença é na preparação do Gestor direto do Executivo que passará pelo processo, pois este pode contribuir muito com a sustentabilidade dos resultados do processo de Coaching Executivo, por meio de acompanhamento, incentivo e feedback. Sensibilizar o Gestor do Coachee para o seu papel de “padrinho” do processo, demonstra que ele, por meio de um acompanhamento abrangente, terá impacto no desfecho do trabalho.
A área de RH é um ponto focal para todos os públicos envolvidos. Coach, Coachee e Gestor do Coachee, que podem solicitar apoio no esclarecimento de dúvidas e contar com a presença do representante (do RH) nas reuniões de acompanhamento: intermediária e final.
O RH pode continuar a ter impacto positivo sobre a sustentabilidade dos resultados, depois que o processo de Coaching Executivo tenha finalizado. Por meio de acompanhamento, observação da evolução, dos obstáculos à implementação de mudanças, intervenções junto ao Coachee e seu Gestor, ele incentiva a busca contínua de evolução.
Abraços e até o próximo artigo,
Yara Leal de Carvalho