Recentemente me foi recomendada a leitura do livro Coaching for Performance de John Whitmore e estou adorando. Este autor é muito conhecido em nossa area de atuação. Estou revendo conceitos e aprendendo um pouco mais.
Entre tantos conceitos, ele coloca como primeiro elemento chave em coaching a conscientização, oriunda do foco, concentração e clareza do que se busca. Além da conscientização há também a responsabilidade e comprometimento com o que estabelecemos para nós mesmos. Frente a estes dois pontos cruciais, ele escreve de uma maneira clara e didática sobre o feedback. Temos diversos posts sobre esta temática por aqui, mas achei que a forma como o autor oferece estes exemplos ajudará nossos leitores gestores em seus escritórios a entenderem ainda mais como fornecer um feedback claro e que propicie desenvolvimento ao seu colaborador.
Segundo Whitmore, podemos identificar 5 níveis de feedback que são frequentemente utilizados no ambiente de trabalho. Eles serão ilustrados abaixo na ordem de 1 (o menos útil) até o 5 (o mais produtivo e que promove desenvolvimento e conscientização ao colaborador). Vamos lá:
Agora pergunto: Por que o formato ilustrado no exemplo 5 oferece um aprendizado acelerado e a oportunidade de melhorar a performance do colaborador? Para responder as perguntas do gestor, o colaborador é obrigado a pensar e se envolver no que foi questionado. Ele precisará reformular seus pensamentos e ideias antes de oferecer uma resposta. Ele estará em um momento de conscientização de sua atitude e isto o ajudará a avaliar seu próprio trabalho e estar mais atento ao mesmo. Desta forma sentirá responsabilidade pela sua performance. Quando o gestor consegue mostrar aos seu colaborador a conscientização e a responsabilidade, o aprendizado acontece.
Desejo que estes exemplos tragam ainda mais clareza para seu desenvolvimento como gestor e de sua equipe.
Uma boa semana e até breve,
Ticiana Tucci
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Material muito bom Ticiana, gostei!
Tenho me debruçado no tema feedback faz algum tempo e sim, concordo com as afirmações. Aproveitando, no meu livro mais recente, “O Poder da Escutatória” abordo uma técnica bem simples e que promove engajamento, colaborando com o que você compartilhou neste artigo.
Muito obrigado
Abraços
Rodrigo
Olá Rodrigo, obrigada pelo seu comentário! Acompanhei pelo Blog o lançamento de seu livro. Sucesso para você!
Preciso adquirir o meu exemplar, autografado 🙂
Você escreveu uma palavra fundamental: engajamento! Como é importante o engajamento e poder promove-lo através do feedback é de grande valia para o colaborador e para a liderança.
Um abraço e até breve.
Ótimo dia por ai,
Ticiana
Excelente Ticiana, parabéns por compartilhar. Este assunto há sempre uma face a ser explorada e aqui você o faz com perfeição. Tenho trabalhado muito este tema nas implantações de avaliação de desempenho e 360º, e permita-me compartilhar mais este exemplo.
Abraços
Carlos Prado.
Olá Carlos, como vai?
Muito obrigada pelo seu comentário. Realmente este tema pode ser explorado de várias formas e sempre aprendemos um pouco mais.
Importantissimo trabalhar feedback quando assunto é avaliação de desempenho e/ou 360! Em toda interação entre líder e equipe sempre há espaço para aprofundar esta temática.
Uma boa semana para você e seguimos juntos por aqui.
Até breve