Quando existe confiança entre duas pessoas, é porque se percebe valores comuns entre elas e ajuda mútua sem interesses.
No ambiente de trabalho, a confiança , embora seja fundamental, pode ser mutável e condicional à medida que as pessoas sobem em suas posições hierárquicas.
Pode-se dizer que existem 3 tipos de confiança :
– Confiança Pessoal: surge no ambiente de trabalho através da convivência diária e conhecimento e compreensão do caráter individual. Ela é baseada na crença e na integridade da pessoa. Permite que haja troca de confidências, revelação de idéias sem apropriações indevidas e certeza de que as pessoas darão o melhor de si na elaboração de suas tarefas. Na confiança pessoal observa-se a honestidade, o cumprimento da palavra dada, as boas intenções, a discrição com informações confidenciais e a sinceridade.
– Confiança Profissional: surge no ambiente de trabalho quando se trabalha lado a lado com pessoas que detêm o domínio de certos assuntos ou processos. A confiança profissional tende a se limitar a uma determinada área, e isso pode ser exemplificado quando escolhemos determinado cirurgião tarimbado para fazermos uma cirurgia ou um advogado experiente para conduzir um processo. Na confiança profissional observa-se a especialização da pessoa na área, sua atualização no assunto, sua segurança na condução do tema e sua capacidade em lidar com a questão envolvida.
– Confiança estrutural: em geral as pessoas que detêm a confiança estrutural estão fora das empresas e se mantêm imparciais diantes de papéis e ambições que podem influenciar as opiniões. Estas pessoas são conselheiros que apresentam uma visão externa e podem ser consultados nos assuntos mais delicados. Na confiança estrutural observa-se lealdade, transparência e opiniões sem influência de objetivos ou interesses particulares.
Ao subir na hierarquia organizacional, um líder deve observar as mudanças de status na sua rede de relacionamento para saber diferenciar o jogo do poder dos diferentes tipos de confiança. Neste caso, muitas pessoas se aproximam do líder apenas para terem acesso ao poder. É neste momento que o líder deve procurar a ajuda de pessoas que possam agir como mentor ou coach, de forma desinteressada e que torcem pelo seu sucesso, mas não têm interesse pessoal nele.
É por isso que afirmo que durante o processo de Coaching se estabelece uma relação de confiança!!
Abraços,
Liana
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Liana,
Muito pertinente o tema da confiança. Há que aponte que os Estados Unidos se desenvolveram tanto pois os norte-americanos confiam mais em sí mesmos, nos seus compatriotas e nas suas elites.
Guilherme
É isso mesmo, Guilherme….A confiança abrange diversos setores da sociedade (independente do país) e pode fazer grande diferença, para o bem ou para o mal . Por isso é preciso prestar bastante atenção na nossa escolha, seja ela política, profissional ou pessoal.Abraço.
Liana,
Um dos grandes problemas das empresas hoje é que não existe confiança… no processo de coaching e de terapia existem estudos que indicam que a confiança é até mais importante que os instrumentos usados no dia a dia…
abraços e obrigado
Claudemir
Concordo plenamente, Claudemir.
Você, com a sua vasta experiência, pode perceber com clareza como a confiança é importante nos processos de coaching e relacionamentos profissionais.
Gostaria que você soubesse que nós, do Blog “Questão de Coaching”, confiamos muito na sua opinião.
Obrigada por estar aqui, sempre tão presente. Abraços.
Li,
Esse tema é importante, pois sem confiança fica dificil construir uma carreira… Mas como fazer isso dentro das empresas? Seu texto ajuda a refletir. Parabéns! Bjs,
Essa reflexão ajuda à medida que se entende as relações de confiança (pessoal, profissional ou estrutural) . Esclarecido estes aspectos, fica mais fácil definir quem é quem no seu relacionamento dentro da empresa para que o profissional saiba com quem pode realmente contar para o seu desenvolvimento.
Liana,
Adorei o texto, ele me fez refletir no momento que estou vivendo na empresa pois para mim sempre foi e continua sendo muito importante confiar nos pares, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
E como você citou, quando subimos degraus na carreira é necessário prestarmos mais atenção as pessoas que se aproximam para evitarmos transtornos.
Abs.
Fico feliz por ajudá-la nesta reflexão, Andrea. O importante é saber identificar o tipo de confiança que temos com as pessoas que nos cercam. Muitas vezes não identificamos nenhuma delas e podemos ter a sensação de estarmos isolados. Faz parte do processo de crescimento…Abraços
Muito boa a reflexão Liana!!
Cada estágio da nossa vida profissional envolve uma percepção sobre a confiança…como você cita no texto…
Grande abraço!
Obrigada por estar aqui sempre presente…Abraços.