O coaching hoje bastante difundido nas empresas ganhou relevância a partir de 1990 pela sua capacidade de atender demandas geradas pelas rápidas transformações sócio econômicas que impactaram o mundo empresarial e que alteraram o papel do executivo e o tipo de liderança por ele exercida. O modelo comando-controle aonde o líder liderava pelo medo e controle dá lugar no mundo contemporâneo a um modelo mais democrático aonde os lideres passam a ser integradores de equipes multifuncionais atuando em cenários muitas vezes pouco estruturados, globalizados, voláteis, competitivos e imprevisíveis.
Outro aspecto a considerar no século atual é o ingresso de novas gerações que trouxeram uma visão de mundo, valores, crenças incompatíveis com a relação piramidal e a cultura organizacional que existia até pouco tempo atrás (algumas empresas ainda não entraram no nosso século!) .
O novo cenário e as novas gerações exigem do executivo a capacidade de ir em busca do seu auto desenvolvimento para que tenha competência para cuidar do capital humano sem o qual nenhuma empresa sobrevive.
Neste momento, a liderança é cada vez mais valorizada e como se trata de uma habilidade que se aprende, as escolas e livros sobre o tema pipocam no mundo inteiro.
Participei de uma conferencia na semana passada e compartilho algumas anotações que fiz no workshop do Brain Tracy (Especialista em coaching, empresário e palestrante considerado a maior autoridade em desenvolvimento humano dos Estados Unidos). Sobre o que é ser líder:
Brain Tracy também destacou algumas das responsabilidades de um bom líder?
Nós coachees temos o desafio de mostrar as empresas que o processo de coaching é o caminho para ajudar os líderes a desenvolverem esta habilidade tão importante para que tenhamos empresas saudáveis tanto financeiramente quanto humanamente.
Quer ler mais sobre isso acesse:
Um forte abraço e até breve.
Mariane Ortiz
Experiência de mais de 25 anos de atuação como alta executiva de empresas líderes de mercado nos segmentos publicitário, mídia e entretenimento. A maioria no Grupo Abril em diversas funções sempre exercendo liderança e gestão de pessoas, a formação de sucessores e de equipes de alta performance chegando a Vice Presidente Comercial.
Coach Executiva, especializada no atendimento à executivos e profissionais liberais, com formação nas principais instituições do mercado, Instituto Eco Social e ICI – International Coaching Integration, ambas credenciadas pela ICF (International Coaching Federation), e com especialização em Human Dinamic e Comunicação Não Violenta . Certificada pela Centacs-Workplace Big Five Assessment na aplicação, análise e devolutiva.
Membro do ABRH e credenciada nível ACC pela ICF.
Formada em Pedagogia, Publicidade e MBA em Marketing de Serviços formada respectivamente pela PUC/SP, FGV e FIA/USP.