“É preciso ser duro, mas sem perder a ternura, jamais”.
Che Guevara
Conversar com as pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, muitos aspectos estão envolvidos, como: visões de mundo, objetivos e crenças diferentes e por outro lado, sintonia de pensamentos e conexão nas ideias – todos esses aspectos podem causar impacto no resultado da comunicação. Frente ao desafio de estabelecer uma boa comunicação podemos nos omitir ou ainda nos expressar com agressividade, nenhuma dessas duas abordagens é uma boa escolha para quem realmente quer transmitir uma mensagem e estabelecer relacionamentos produtivos. Se eu me omito, posso estar me prejudicando, deixando de defender minhas opiniões ou desejos, mas se me comunico com agressividade posso estar prejudicando ou ofendendo o outro. A arte da assertividade é dizer o que penso ou quero, sem me omitir e sem ser agressivo – simplesmente dizer!
Assertividade é a habilidade de expressar seus sentimentos, opiniões e desejos de maneira direta, honesta e apropriada a uma determinada situação, ou seja, é a virtude de comunicar-se com equilíbrio emocional, dizendo o que tem que ser dito sem agressividade ou omissão. Quem é assertivo sabe dizer não e sim com a mesma habilidade, sentindo-se tranquilo de estar sendo fiel às suas convicções e ou mesmo tempo respeitando o seu interlocutor. O comportamento assertivo é o que torna a pessoa capaz de agir em seu próprio interesse, a se afirmar sem ansiedade indevida, a exercitar seus próprios direitos sem negar os alheios.
Podemos encontrar 4 tipos de perfis relativos à forma de se comunicar:
AGRESSIVO
PASSIVO
PASSIVO-AGRESSIVO
ASSERTIVO
Desenvolver a assertividade vai ampliar sua capacidade para lidar com confrontos e com situações de desarmonia, uma vez que já tem consciência de que deve defender seus direitos sem com isso menosprezar os dos outros. Assim agirá com habilidade e tato, respeitando o estilo de seu interlocutor, mas não sucumbindo a manipulações.
Comunicar-se com assertividade requer uma escolha consciente para se comunicar efetivamente e de maneira flexível.
Compartilhe conosco sua opinião sobre a comunicação assertiva. Estamos esperando!
Abraços,
Artigo publicado originalmente no site Indike
Um dos melhores artigos escritos aqui até agora. Parabéns!
Oi Carlos, fico feliz que tenha gostado, sua opinião é importante para mim!