O período inicial em um novo cargo é fundamental para, de certa forma definir o sucesso ou fracasso do executivo exposto a esse momento de mudança. O autor dessa obra Michael Watkins é Consultor, Pesquisador, Professor e estudioso dos temas Mudança e Liderança. Nesse livro ele aborda especificamente as estratégias que um executivo pode e deve utilizar para que possa causar um impacto positivo, já nos primeiros 90 dias em um novo cargo.
A leitura desse livro é interessante para executivos em progressão de carreira e que por isso poderão passar por transições de liderança e também é leitura recomendada para profissionais que atuem como Coaches Executivos e Empresariais, pois fornece conhecimento que contribui para o entendimento dos desafios que um executivo enfrenta ao mudar de posição dentro da hierarquia de uma organização ou quando muda para uma nova empresa.
As estratégias apresentadas no livro pretendem contribuir para a aceleração da capacidade do líder de desempenhar as novas funções e de atingir um ponto de equilíbrio.
No início do livro e na conclusão o autor destaca cinco proposições que estão relacionadas com as transições e com o que preciso para lidar com os desafios envolvidos nesse tipo de situação.
As cinco Proposições:
Do primeiro ao décimo capitulo o autor vai detalhar cada uma das dez estratégias para a criação de um plano de aceleração de transições para os primeiros 90 dias.
Capitulo 1 – Fazer a própria promoção
O desafio aqui é fazer claramente a separação entre o que vinha fazendo até o momento presente e os novos desafios. Existe o risco de imaginar que o sucesso conquistado no passado irá se repetir automaticamente e, portanto, o executivo pode agarrar-se ao que já é fácil para ele e acabar fracassando. Romper com o passado é importante, para que possa transferir-se para o novo cargo com rapidez, ganhando uma boa margem de partida.
Capítulo 2 – Acelerar o aprendizado
Aprender tudo relativo à nova posição com rapidez pode potencializar o desempenho no início. Se dedicar a acelerar a curva de aprendizado em relação ao mercado, produtos, concorrentes, sistemas, tecnologias, estruturas e fazer isso de forma sistemática pode fazer a diferença. É importante definir as prioridades de aprendizado e criar um programa de aprendizagem explicito, definindo o que aprender, quais as melhores fontes de informação e que perguntas fazer.
Capitulo 3 – Ajustar a estratégia à situação
Fazer um diagnóstico acertado sobre a o desafio na nova posição é fundamental para definir a estratégia de atuação. Um diagnóstico acertado é pré-condição para a elaboração de um plano de ação estratégico. O autor apresenta 4 tipos básicos de situações de negócio: empresas ou produtos iniciantes; mudanças completas de orientação; realinhamento; sucesso continuado – cada uma dessas situações exige planos de ação diferentes.
Capitulo 4 – Garantir ganhos iniciais
Nos primeiros 90 dias é relevante conseguir criar valor e implantar algumas melhorias que contribuam para gerar reputação. As pessoas devem sentir que coisas bacanas estão acontecendo e que isso está relacionado a ação do novo líder. Essa energia positiva dará apoio para que o executivo atinja o ponto de equilíbrio mais rapidamente.
Capitulo 5 – Negociar o sucesso
Criar uma ralação positiva com o empregador e negociar os objetivos com ele, é importante para que a expectativa dele esteja alinhada com suas ações para gerar resultados. Criar consenso em relação ao seu plano de trabalho para os primeiros 90 dias exige conversas sobre a situação, as expectativas, o estilo e os recursos disponíveis.
Capitulo 6 – Concretizar o alinhamento
Assumir o papel de arquiteto organizacional é parte do desafio, quanto mais alto na hierarquia estiver o novo cargo. Isso significa fazer com que a estratégia, estrutura, sistemas, capacidades e cultura trabalhem em conjunto para atingir os objetivos traçados.
Capitulo 7 – Montar a equipe
Durante os primeiros 30 dias o líder deve identificar quem é quem e qual foi o desempenho passado dos funcionários que herdar, a fim de ter informações para suprir as demandas da situação. Alguns critérios podem ser usados: competência; capacidade de julgamento; energia; foco; relacionamento e confiança.
Capitulo 8 – Criar coalizões
A capacidade do líder para influenciar pessoas que possam apoiá-lo em seus objetivos, contribuirá para o sucesso da empreitada. Fazer alianças de suporte internas e externas será necessário para implementar mudanças. Por isso é importante logo de início identificar as pessoas chaves com que será importante se relacionar.
Capitulo 9 – Manter o equilibro
Durante as transições, existe o risco de o executivo, perder a perspectiva, o equilíbrio e fazer opções equivocadas. O sucesso pode depender da capacidade de afastar o tumulto pessoal e profissional envolvido nas transições e da manutenção da capacidade de fazer bons julgamentos e da manutenção do controle. Contar com uma boa rede de apoio pode fazer ajudar.
Capitulo 10 – Acelerar a todos
Quanto mais rápido se conseguir colocar os colaboradores na velocidade necessária, mais rápido os resultados vão começar a aparecer. Criar uma linguagem comum pode ajudar na aceleração das mudanças.
Esse livro oferece diretrizes que vão contribuir para que o líder em transição de carreira possa desenvolver planos de ação que o apoiem a aceleração de sua adaptação à nova função e na efetivação de resultados iniciais.
Watkins, Michael – Os primeiros 90 dias – Estratégias de sucesso para novos líderes. São Paulo – HSM do Brasil. 2016
Boa leitura!
Yara Leal de Carvalho
https://www.facebook.com/questaodecoaching
Resenha originalmente publicada no boletim da ABRACEM – Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial
ANO: 11, MARÇO DE 2017 – NÚMERO: 01
Parabéns pela resenha!!!
Olá Leandro,
Que bom que gostou, eu considero esse conteúdo bem importante para os líderes que assumem um novo desafio profissional em uma empresa. Obrigada!