A palavra inovação sempre teve um alto grau de importância na vida das empresas, porém, nos tempos atuais sua necessidade tornou-se condição de sobrevivência.
Mundo globalizado, avanço tecnológico e em alguns locais crises financeiras, levaram o mundo a um cenário onde a criatividade determina o sucesso do negócio. Seja na produção ou prestação de serviços, a inovação produz ferramentas que podem aumentar as receitas, otimizar a produção e diminuir custos.
O grande desafio é explorar a criatividade. Em momentos de crise, alguns negócios se deparam com queda em seu faturamento, em contramão a um concorrente que vê suas vendas em forte crescimento. Por quê isso ocorre?
A expressão” pensar fora da caixinha” pode nos levar a uma resposta.
Criada a partir da expressão em inglês “Think outside the box”, expande o conceito de pensar livre das amarras tradicionais.
Pensar fora da caixa proporciona ver muito além daquilo que está sendo feito. É quebrar paradigmas, pensar diferente, ser flexível e estar preparado para mudanças.
Muitos negócios são criados ou iniciados mediante forte experiência de seus fundadores, porém acabam entrando em uma zona de conforto, mesmo que de forma indireta e sem perceber. Neste estado, não investem em pesquisas e lançamentos de novos produtos ou serviços prestados permanecendo anos ne mesma condição.
Hoje, a criação de startups está em uma velocidade extremamente acelerada e grande parte de seus fundadores, são jovens recém-formados ou profissionais em início de carreira, que tiveram além de uma ideia, a coragem de empreender, somados com esta capacidade de pensar fora da caixa.
Esta combinação resulta em uma fantástica fábrica de novas ideias, capazes de visualizar o cenário de forma ampla. Tratam-se de soluções simples ou até mais complexas, pensadas, criadas e colocadas em andamento.
O trabalho corriqueiro independente de qual seja, possui a tendência de deixar de existir, sendo substituído ou aprimorado por métodos que otimizem tempo, gerem lucros e diminuam os custos.
A necessidade de parar algumas horas por semana e rever o sistema pelo qual a empresa opera hoje é fundamental para visualizar possíveis cenários e a partir destes pensar aonde se pode melhorar e inovar suas atividades.
Analisar a concorrência, pesquisar a atual necessidade de seus clientes, assim como suas preferências pode ajudar na criação de novos produtos, serviços e métodos de atuação.
O sucesso hoje está nas mãos de quem gera receitas significativas com pouco custo operacional e atenda diretamente o que o cliente necessita.
Quer conhecer dois exemplos de empresas que pensaram fora da caixa click aqui.
Abraços,
Marcos Garcia,
Sócio da Somiar Consultoria que atua em quatro pilares de grande importância para empresas: Auxílio na captação de recursos, ajudando a analisar e escolher a correta modalidade de operação de crédito para cada necessidade. Planejamento Financeiro e Estratégico onde a atuação está voltada à implantação de um controle financeiro e análise para redução de custos e otimização de receitas e também na Reestruturação de dívidas.
Deixe um comentário