O feedback é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos funcionários. O objetivo do feedback é reforçar um comportamento ou interrompe-lo quando este não esta alinhado aos valores e propósitos da área ou empresa. Porem, muitas vezes ao invés de construir uma carreira ele pode destruí-la. A linha é tênue entre um feedback apropriado e um inapropriado.
Muitas vezes, a imaturidade e a falta de preparo da liderança têm contribuído para feedbacks inapropriados aonde o gestor ataca ao invés de orientar além de não ter argumentos e exemplos específicos sobre a atuação do funcionário. Este tipo de feedback não traz contribuição só traz desengajamento, além de confundir a pessoa acaba derrubando a auto estima fatores que a médio prazo impactarão no resultado do funcionário e consequentemente da empresa. Em contrapartida, um feedback apropriado, embasado em números, fatos, exemplos e que tem o proposito de orientar e promover o crescimento e desenvolvimento do funcionário, gera energia e comprometimento que impactarão positivamente nos resultados da área e da empresa.
Funcionários felizes e engajados trabalham melhor!
Se você é gestor abaixo seguem algumas sugestões para orienta-lo no feedback para sua equipe:
Se você receberá o feedback seguem algumas sugestões de como se preparar:
A preparação tanto para dar quanto para receber o feedback é fundamental. O feedback tanto positivo quanto negativo pode causar muitos prejuízos.
Pense no risco de um funcionário que faz um trabalho medíocre e é bem avaliado pelo gestor? O que o gestor esta fazendo? Sendo bacana com o funcionário? Poupando o funcionário de viver dentro da realidade de mercado? A médio e longo prazo, quando este profissional for mais exigido pelo mercado ele não irá corresponder e tampouco entender o motivo!
Portanto não trate o feedback como uma obrigação desagradável do mundo corporativo ela pode criar uma grande confusão na carreira e no sucesso tanto de lideres quanto dos seus liderados.
Pense nisso antes de dar ou receber seu próximo feedback.
Quer ler mais sobre isso? Algumas sugestões abaixo:
Um abraço e até breve!
Mariane Ortiz
Precisamos falar sobre feedback
Experiência de mais de 25 anos de atuação como alta executiva de empresas líderes de mercado nos segmentos publicitário, mídia e entretenimento. A maioria no Grupo Abril em diversas funções sempre exercendo liderança e gestão de pessoas, a formação de sucessores e de equipes de alta performance chegando a Vice-Presidente Comercial.
Coach Executiva, especializada no atendimento à executivos e profissionais liberais, com formação nas principais instituições do mercado, Instituto Eco Social e ICI – International Coaching Integration, ambas credenciadas pela ICF (International Coaching Federation), e com especialização em Human Dinamic e Comunicação Não Violenta. Certificada pela Centacs-Workplace Big Five Assessment na aplicação, análise e devolutiva.
Membro do ABRH e credenciado nível ACC pela ICF.
Formada em Pedagogia, Publicidade e MBA em Marketing de Serviços formada respectivamente pela PUC/SP, FGV e FIA/USP.
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