Começo este texto com a seguinte pergunta: De quem é a responsabilidade de sucesso ou fracasso de sua carreira?
Na minha experiência vi muitas pessoas depositando tal responsabilidade nas empresas, em seu líder, seu colega, na matriz… e assim vai. Mas estas pessoas nunca pararam para pensar que a carreira é SUA e por isto é de própria responsabilidade.
Nas empresas em que trabalhei e compartilho da mesma visão, oferecíamos ao nosso colaborador as ferramentas e oportunidades para seu desenvolvimento mas cabia a cada um aproveitar ou não o que lhe era oferecido.
Pessoas preocupadas com seu auto-desenvolvimento são comprometidas com seu trabalho e buscam sempre o conhecimento e oportunidades para trabalhar suas potencialidades. Geralmente são pessoas “antenadas” no ambiente e no que se passa ao seu redor. Estas pessoas tem um objetivo de carreira claro e buscam seu desenvolvimento para atingir este objetivo.
Resumidamente, posso dizer que as pessoas que aprendem e adaptam-se rapidamente em suas carreiras são as que apresentam maior possibilidade de sucesso. Outra questão importante é adquirir novas competências conforme surgem novos desafios.
Algumas pessoas terão medo de encarar suas limitações. Muitas vezes não encontrarão tempo para seu próprio desenvolvimento. Uma pena, pois isto é auto-investimento puro, não somente para seu momento atual de carreira como para toda sua jornada profissional.
Uma técnica simples e fácil que aprendi em minha vida profissional foi fazer um auto-questionamento. Baseado nestes 3 pontos, devemos nos questionar em relação ao nosso trabalho:
– o que faço bem e devo continuar fazendo?
– o que não faço bem e devo parar de fazer?
– o que devo começar a fazer?
Além de sua auto-percepção compartilhe estas questões com seus colegas, subordinados, lideres, clientes internos/externos e veja quantas oportunidades podem surgir destas simples questões.
No processo de coaching, é fundamental esta vontade de auto-desenvolvimento de nossos clientes. Sem esta vontade, o processo não acontece!
Fico por aqui e até a próxima e não esqueça de cadastrar seu e-mail em nosso Blog para receber constantemente nossos artigos e novidades.
Boa semana,
Conheça nosso serviço de Coaching de Carreira
Belissimo texto Ticiana. Belissimo.
Claudemir
Obrigada Claudemir! Sempre muito bom receber seu feedback e te-lo por perto. Boa semana e até breve
Parabéns pela iniciativa e o texto reflete o dia a dia de muitas pesosas, que apesar de terem o conhecimento dos fatos, precisam ler uma materia deste nível para acordar.
Olá Paulo, obrigada por acompanhar o Blog e pelo comentário. Sinto que a maioria das pessoas espera do outro a possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissional mas a realidade não é esta. Aquilo que queremos, devemos ir buscar. É de nossa responsabilidade! Um abraço e até a próxima. Boa semana para você.
Olá Ticiana!
Seu texto trás realmente eu reflexão muito oportuna, a medida que respondo a estas três perguntas, consigo ter mais consciência e convicção do auto conhecimento, melhorando assim meu auto desenvolvimento, tarefa nem sempre muito fácil, pois é necessário vigilância constante e muita determinação,mas que vale a pena quando o objetivo é nosso crescimento pessoal.
Bjoss
Oi Janete, obrigada pelo comentário e contribuição de sua experiência em relação às 3 perguntas. Que bom que elas te ajudaram na busca de seu auto-conhecimento. Para minha vida profissional, também sempre foram muito úteis. São questões simples, mas podem nos mostrar um resultado grandioso! Boa semana e fique sempre conosco.
Ticiana,
Você não deixa dúvidas! Seu texto deveria ser impresso e colado no espelho de todos nós, principalmente quando nos sentimos vítimas.
Obrigado!
Guilherme
G, obrigada pelo comentário! Realmente isto acontece (“quando nos sentimos vítimas”) na maioria das vezes, mas tudo está dentro de nós. Somos responsáveis por nossa carreira e felicidade! Quando percebemos que somos os protagonistas de nossa história, tudo muda e é muito gratificante. Um beijo e até a próxima
Ótimo texto para reflexão,Tici!!! As 3 perguntas são super válidas emboras eu me identifique muito com a terceira, talvez por querer sempre experimentar coisas novas…Valeu!!! bjos
oi Li, que bom que gostou do texto, obrigada! Realmente as 3 perguntas podem te trazer um bom norte, ai cabe a você mudar ou não o rumo de suas ações e trilhar um novo caminho. Beijos e até breve
Ticiana, parabéns pelo texto. Desperta para uma reflexão importantíssima na vida de todas as pessoas. É mais ou menos como eu sempre digo: “Alguém vai até lhe indicar os caminhos, mas é você quem decide por fazer a caminhada”.
Abraço e Sucesso!!!
Olá Rafael, concordo com você em relação ao caminho e a caminhada! Esta nas mãos de cada um de nós trilhar ou não este horizonte. Para aqueles que seguem adiante e desbravam obstáculos, cabe o gosto da vitória e realização. Às vezes esta jornada pode ser árdua mas tenho certeza que se o objetivo for atingido, a satisfação, o aprendizado e sensação de que se é capaz serão enormes. Vale a pena tentar. Até a próxima e obrigada pela participação.
Olá Ticiana,
Muito bom o seu artigo, leve, simples, objetivo e puramente reflexivo. De muita valia para quem busca desenvolvimento profissional. Parabéns!
Oi Alexandra, muito obrigada pelo comentário e espero que este texto tenha também contribuído para sua carreira. Fique conosco e até a próxima!
Ticiana o texto apresentado é ótimo para quem está no começo de carreira ou mesmo em dúvida em relação a qual caminho seguir…….. estas 3 questões servem para fazer manutenção de sua carreira……Gostei muito e já compartilhei com os amigos….
Olá Laís, obrigada por compartilhar este texto com seus amigos e estar conosco novamente. Realmente as 3 perguntas são simples e nos trazem muito conteúdo para pensar/repensar nosso momento profissional, nossa carreira de uma forma mais ampla.
Até a próxima,
Ticiana