O que te faz feliz? Motivação é um tema bastante discutido, alguns podem achar até banalizado. Mas convenhamos, sem motivação o que seria da vida? Nas últimas semanas fui presenteado com uma oportunidade maravilhosa, estou substituindo minha amiga e professora nas aulas de Psicologia Aplicada ao Esporte e Psicologia da Educação na faculdade de educação física onde me formei há dez anos. A aula da semana foi sobre motivação, e claro que não pude deixar o coaching de lado. Lembro-me de quando fui coachee e como me sentia extremamente motivado para realizar as tarefas, determinadas justamente por mim.
Mas como acontece o processo de motivação no coaching? A pirâmide das necessidades de Maslow nos dá um panorama bastante claro de como podemos identificar as necessidades humanas que servem de motivo para suas ações. A motivação no coaching está nos dois níveis do topo da pirâmide: as necessidades de estima e auto realização. Mas como ativamos esses níveis nas pessoas que passam pelo coaching?
Os pilares do trabalho de coaching, especialmente o de vida, são a descoberta:
Todos esses fatores em harmonia com o objetivo do coachee geram uma motivação interacionista. Sabemos que a motivação tem fatores intrínsecos e extrínsecos, e que a melhor forma de ativar a motivação é unindo os dois fatores, tanto a própria motivação da pessoa quanto a motivação para alguma situação específica. Ou seja, durante o processo de coaching trazemos à tona nossos valores, nossas necessidades, nossa missão e visão de vida que são os fatores intrínsecos da motivação, enquanto a meta é o fator extrínseco. Bingo!
Claro que isso não é uma fórmula mágica nem receita de bolo, cada caso é um caso e consideramos as particularidades de cada indivíduo. Já abordamos vários temas que contribuem para a motivação, que tal reler alguns posts já publicados e verificar como está sua motivação? Certamente irá (re) descobrir alguns aspectos da sua vida e/ou carreira e talvez alinhar alguns pontos que podem dar um “up” na sua motivação!
Lembre-se que a partir de 2012 teremos algumas surpresas para nossos amigos leitores que estiverem inscritos no blog! Então, não perca tempo e cadastre seu e-mail! É fácil e rápido! Insira seu e-mail no canto inferior direito da tela! Vou deixar duas frases que adoro e acho que podem dar um fechamento interessante para nosso papo:
“Conhece-te a ti mesmo, e conhecerás o Universo e os Deuses.”
Sócrates
“Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como.”
Viktor Frankl
Um forte abraço!
Alexandre Nakandakari
Muito bom… as duas frases finais são fantásticas… se não me engano a segunda é na verdade de Friederich Nietzche, mas não estou 100%. É que acabei de ler dois livros de Viktor Frankl e na verdade ele usa esta frase o tempo inteiro, mas se referindo a Nietzche.. talvez eu esteja errado… mesmo assim, a frase é FANTÁSTICA…
Parabéns
Claudemir
Olá Claudemir!
Obrigado!! Quanto a frase, eu sempre vi como sendo do Viktor Frankl…claro que não vamos desmerecer o crédito mas o importante mesmo é a mensagem que ela passa!! E quero te passar um feedback: agora eu sempre pergunto para meus clientes logo no início da sessão…”quais foram os sucessos da semana?!”
Abraço!
é isso ai….
Obrigado Celia!
Abraço!
^^
Quem tem um poq enfrente qualquer como!
Essa frase ouvi muitoo, belo texto tio!
Obrigado rapaz!
Abraço!