Outro dia tive a chance de conversar com um jovem bem sucedido que dirige sua própria empresa. Conversamos sobre como ele conquistou tudo aquilo, e num determinado momento tivemos este diálogo:
Eu – Qual um dos pontos chaves pra ter sucesso?
Daniel- Persistência.
Eu – Mas, e naquelas horas em que dá tudo errado? No que você acredita que te faz persistir?
Daniel- Eu sei que faz parte. Só acaba quando atinjo meus objetivos.
Gostei! Principalmente, porque só atualmente estou começando a entender o que ele quer dizer.
Por muitos anos achei que ser feliz era não ser triste. Ter coragem era não sentir medo. Ter sucesso era não falhar. Passei anos lutando contra esses sentimentos, tentando sufocar o “lado ruim” da vida. Achando que assim eu ia conseguir o que eu queria. Racionalmente eu sabia que fazia parte, mas quando eu falhava, ou sentia medo, me sentia fraca e o resultado era paralisar.
“Coragem é ir apesar do medo”
Autor desconhecido
Na filosofia chinesa o Yin e Yang representa como as forças opostas são complementares e interdependentes. E vai além, dizendo que não existe lado bom ou ruim, pois um só existe se comparado com a outro.
Incorporar este conceito no dia a dia pode ser de grande valia. E entender que o lado oposto faz parte da vida é essencial. Pois nos fortalece e aumenta nosso bem estar. Quando entendemos que faz parte cometer erros e as coisas darem erradas, temos motivação para persistir mesmo diante das situações mais difíceis. Quando Daniel diz “só acaba quando atinjo meus objetivos” é porque a falha ou problema não irão paralizá-lo.
Alem disto, gastamos tanta energia em diminuir o medo e as tristezas, que perdemos o foco de onde queremos estar. Quando paramos de brigar conosco, descobrimos que somos medo, coragem, tristeza, felicidade… Somos tudo isso e ainda mais. E é impressionante como as coisas fluem melhor, e nos abatem menos.
Como diz Lulu Santos:
Não existiria som
Se não houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim,
Dia e noite, não e sim…
Assim como a luz… A escuridão “faz parte”
Um grande abraço e uma ótima semana!
Bruna Lauletta
[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=V1UiIyLfyYk]
Tem que criar algo que entre em evidência na vida das pessoas, geralmente a riqueza pode nao vir necessariamente do trabalho duro, vem simplesmente, a prova de q riqueza e trabalho duro nao são sinônimos, são as pessoas que trabalham igual loucos e no final da vida não tem nada.
Obrigada pelos comentarios. A participacão de vcs é muito importante.
Abraços
Compartilho da idéia de que perdemos o foco quando gastamos energia em diminuir o medo e as tristezas.É sempre bom lembrar disso!!! Beijos e muitas saudades de você,Bruna…
Obrigada Liana, =)
Estou feliz de estar de volta ao blog.
Bjosss