O que é Coaching de Carreira ? Para que serve? No que pode me ajudar? Sinto-me estagnado e sobrecarregado no trabalho, será que um coaching de carreira seria bom para mim?
Ainda ouvimos muitas dúvidas sobre nossa área e encontramos muitas pessoas que não conhecem bem este campo de atuação profissional. Criam-se muitos mitos sobre o assunto e, por isso, nesse post, vamos esclarecer 6 deles.
Mito 1: Todos os Coaches de Carreira são iguais
Realidade: Infelizmente, o mercado de coaching não possui uma regulamentação, o que permite que qualquer pessoa possa dizer que é um coach, imprimir cartões de visita e pendurar uma placa na porta. A fim de encontrar um profissional qualificado – com quem você possa obter os melhores resultados – é essencial fazer uma boa pesquisa.
Comece procurando por pessoas certificadas que compreendam bem o mercado, que tenham experiência e que tenha referências. Analise os sites das empresas e os perfis dos profissionais . Verifique há quanto tempo possuem experiência na área e quantas horas possuem de prática. A métrica da hora é bastante importante. Para se ter uma base, segundo a Federação Internacional de Coaching (ICF) para um coach ser ACC (Coach Associado), ele precisa de 100 + horas, para ser PCC (Coach Profissional), ele precisa de 500 + horas e para ser um MCC (Coach Mestre), ele precisa de 2.500 + horas
Achar um coach de carreira, em quem você confie, cuja filosofia de trabalho tenha ressonância com você, com quem sinta-se a vontade para ter conversas autênticas é um ponto fundamental para o sucesso deste trabalho.
Mito 2: Coaching de Carreira é para jovens
Realidade: Nunca é tarde para melhorar sua vida profissional, buscar alternativas para sentir-se feliz e realizado. Mesmo que isto implique em retomar os estudos para se aprimorar em determinada área, mudar totalmente de atuação profissional (criando um plano de transição), planejar sua carreira para empreender, planejar sua carreira para a Melhor Idade e assim vai… Buscar significado no que você realiza é essencial e não há idade para encontrar o que faz sentido à você.
Mito 3: O Coach de Carreira vai encontrar o meu trabalho dos sonhos.
Realidade: o coach de carreira não é um recrutador, ele não procura ou oferece vagas de trabalho. Ele pode lhe ajudar a encontrar a carreira que tem mais alinhamento com seu perfil, mas esta descoberta é de sua responsabilidade. O caminho é trilhado em parceria, mas a descoberta e realização é sua, pois deve fazer sentido à você. Quem encontrará o trabalho dos sonhos ou saberá como ele é, é você. O trabalho de coaching permitirá que você aprofunde seu autoconhecimento em seus pontos fortes, oportunidades de desenvolvimento, fatores que lhe motivam no trabalho, seu estilo de liderança, em qual ambiente gosta de trabalhar, etc.
Mito 4: Coach de Carreira? Eu posso fazer sozinho!
Realidade: Sim, você pode ser bastante disciplinado e conseguir fazer uma autoavaliação de seu momento atual profissional, estabelecer metas e desenhar um plano de ação para atingir seu objetivo. Existem pessoas que realmente tem esta aptidão, mas em conjunto com um coach é como você tivesse uma segunda voz que lhe questiona, busca mostrar novas perspectivas de seus desafios, o provocando e desafiando quando conversam sobre determinado caminho a ser seguido. O coach ajudará a mostrar uma visão holística sobre você, conectando os pontos discutidos nas sessões a fim de acharem juntos o melhor “fit” de carreira.
Mito 5: Um processo de Coaching de Carreira é muito caro, toma muito tempo…
Realidade: Dado ao fato que você passará muitos anos de sua vida trabalhando, “devotando” tempo à algo que tenha prazer, fazer um processo de coaching é um belo investimento em si, não é?
O investimento que você fará em um bom processo de coaching, obtendo maior clareza de seus objetivos profissionais, podem lhe poupar tempo em momentos de indecisão em sua carreira, evitando possíveis escolhas equivocadas.
Mito 6: Realizar um processo de Coaching de Carreira resultará sempre em uma mudança de trabalho ou de carreira.
Realidade: Fazer coaching não significa necessariamente uma mudança de carreira. Algumas vezes pode ser sobre estar no mesmo lugar, no mesmo emprego, no mesmo cargo, obtendo um novo olhar e significado sobre a realidade profissional. Somos seres dinâmicos e evolutivos, nos transformamos mediante às experiências de nossas vidas, impactando também em nossa vida profissional. Através de um processo de coaching você pode melhorar o equilíbrio de sua vida profissional X pessoal, reduzir o estresse e ansiedade e construir novos caminhos em relação aos seus objetivos profissionais.
Estes são alguns mitos que muitas vezes ouvimos, mas você teria outro que gostaria de compartilhar? Conte para nós e vamos desmistificar. Não tenha dúvidas que um bom processo de Coaching de Carreira poder ser muito útil por toda sua trajetória profissional.
Gostaria de realizar uma sessão experiemtal para saber como é e tirar suas dúvidas? Entre em contato conosco, click abaixo.
Um abraço e sucesso em sua carreira!
Deixe um comentário