Contexto
As empresas estão buscando eficiência e fazer mais com menos. Estudos mostram que reunião demais é perda de tempo e há custos envolvidos em qualquer encontro.
Existem empresas que fazem reunião em pé, para que o evento seja mais rápido e objetivo.
Frente a esse cenário, as empresas que não se renovam e buscam aprender e evoluir ficam de fora, portanto, as empresas buscam novos modelos de reuniões com o objetivo de tornar essa ferramenta mais produtiva e contributiva para aos resultados do negócio.
Alguns novos modelos de reuniões:
Segmentos que mais utilizam novos modelos de reuniões
As empresas de segmentos que envolvem inovação são as que acabam buscando novas formas para tornar o trabalho mais agradável e produtivo. Talvez até pelo próprio perfil de profissional que tem um foco em inovar. Por exemplo, no Vale do Silício, na Califórnia, polo de inovação e desenvolvimento de tecnologia, os profissionais realizam reuniões móveis enquanto se exercitam em caminhadas ou passeios de bicicletas. E as empresas premiam as equipes para incentivar a prática de esportes e hábitos saudáveis. Aqui o objetivo é conciliar reuniões produtivas com a prática de exercícios.
Os segredos para uma reunião produtiva
Toda a reunião deve seguir três etapas:
1ª Preparar e Planejar: duas perguntas importantes na fase de preparação: essa reunião é de fato necessária? A reunião é o melhor caminho para atingir o resultado que preciso? Só faça uma reunião se for a melhor alternativa para seus objetivos.
Ainda nessa etapa outras perguntas devem ser respondidas:
Que tipo de reunião eu preciso?
Quem deve participar?
Quanto tempo vou precisar?
Qual é a pauta de reunião?
Como a sala deve ser arrumada?
Como a reunião será organizada? Quais as etapas?
2ª Executar: para a boa execução da reunião, algumas regras devem ser acordadas:
É interessante definir papéis durante a realização das reuniões: um líder, um facilitador, um registrador e os membros do grupo.
O líder geralmente é quem convocou a reunião e está atento ao conteúdo da reunião.
O facilitador poderá ser indicado pelo líder e deverá estar atento ao processo da reunião para garantir que as etapas serão cumpridas e o tempo respeitado.
Tanto líder como facilitador devem estar atentos à forma como as pessoas se comportam durante a reunião. Existem pessoas focadas na tarefa, nos relacionamentos ou no eu. As pessoas focadas na tarefa, estão preocupadas em resolver as questões trazidas para a reunião e cumprir as tarefas designadas a elas.
As pessoas focadas no relacionamento estão preocupadas em apoiar ou rejeitar ideias de acordo com o tipo de relacionamento que tem com os participantes. Por fim as pessoas focadas no eu querem defender suas ideias com o objetivo de ter vantagens para suas áreas. Observar esses aspectos e interferir de acordo com essa observação pode contribuir para aumentar a produtividade de uma reunião.
O registrador deve ficar incumbido de elaborar uma ata para a reunião com o objetivo de não se perder informação e também de registrar combinados de continuidade.
Os demais membros do grupo vão participar contribuindo com a sua expertise.
3ª Avaliar e acompanhar: Realizar uma breve avaliação da reunião permite que melhorias possam ser implementadas no futuro. O acompanhamento é fundamental para garantir que a reunião dê resultados. Por meio da ata elaborada pelo registrador os participantes deverão agir e o líder deverá acompanhar a efetivação dos combinados.
Mais algumas estratégias:
A questão do tempo
Cada tipo de reunião pode ter tempo de duração diferenciado. Uma reunião apenas informativa pode durar 15 minutos. Já uma reunião para a solução de um problema pode durar 2 horas.
No geral a duração deve estar entre uma a duas horas, pois reuniões muito longas tendem a provocar cansaço nos participantes e a partir de determinado tempo a produtividade cai. Quando é inevitável fazer reuniões de treinamento, por exemplo, o mais recomendável é intercalar atividades mais lúdicas com outras mais intelectuais e também inserir intervalos.
Qual o número de participantes?
Devemos evitar reuniões com mais de seis pessoas, pois a discussão vai se tornar morosa e nem todos terão espaço para contribuir com sua experiência e competência. Depende também do tipo e objetivo da reunião, por exemplo uma reunião de conselho provavelmente haverá mais pessoas. Quem deve estar na reunião são apenas as pessoas envolvidas no assunto e que tem poder de ação e decisão.
Tipos de reunião
Existem diferentes tipos de reuniões, com objetivos diferentes:
As reuniões devem ser estruturadas de acordo com o seu objetivo para que possam gerar resultados. Uma reunião informativa é muito diferente de uma reunião de geração de ideias.
Para cada tipo de reunião, diferentes metodologias podem ser utilizadas com o objetivo de tornar o tempo investido, produtivo.
Responsabilidades do líder da reunião
O Líder deve elaborar um plano objetivo para as reuniões. Estabeleça uma agenda respondendo às seguintes perguntas:
Qual o objetivo da reunião?
Qual o resultado quer alcançar ao final da reunião?
Como devo estruturar a reunião para atingir os objetivos?
Quem devo escolher para assumir os diferentes papeis durante a reunião?
Quais os recursos terei disponíveis?
E demais perguntas descritas na etapa de preparação.
Essa preparação é fundamental para que o líder esteja seguro e conduza a reunião com firmeza.
Além disso o líder deve estar completamente inteirado sobre a tema a ser debatido. Deve estudar e reunir informações previamente.
Recursos tecnológicos
Recursos que evitem o deslocamento das pessoas e, portanto, otimizem o tempo dos participantes tais como: áudio conferência, vídeo ou teleconferência.
Para assuntos rápidos podem ser usados chats e aplicativos que permitam conversar online.
As máquinas, aparelhos e tecnologias auxiliam o ser humano a ser mais produtivo e eficaz. O bom uso de tablets e celulares com aplicativos como Evernote ou simplesmente o bloco de notas já auxiliam, pois você pode fazer suas anotações durante a reunião e enviar por e-mail para sua equipe, dando o start para as novas ações que lhe competem sem perder tempo.
O que evitar nas reuniões?
Reflexão final
As reuniões são espaços importantes dentro das empresas, pois é por meio delas que decisões mais qualitativas podem ser tomadas, utilizando o conhecimento coletivo. Portanto não devem ser demonizadas e responsabilizadas como as maiores desperdiçadoras de tempo dentro das empresas, pois o que causa a perda de tempo é a forma como as reuniões são conduzidas e não a ferramenta em si.
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