“Os dois dias mais importantes de sua vida são: o dia em que você nasceu e o dia em que você descobriu o seu propósito” Mark Twain
Segundo o texto de Nick Craig e Scott Snook para a revista Harvard Business Review, nos últimos 5 anos houve um “boom” de interesse sobre o tema Liderança com foco no Propósito. Acadêmicos insistem que o papel mais importante dos executivos de uma organização é que os mesmos sejam embaixadores dos valores e propósito da marca. Doutores descobriram que pessoas com propósito em suas vidas adoecem menos. Propósito é cada vez mais importante para navegar no mundo complexo, incerto, volátil e ambíguo (VUCA) que vivemos nos dias atuais, onde as estratégias estão em constantes mudanças devido à esta dinâmica.
Os autores relatam que durante os treinamentos de muitos executivos que já presenciaram, perceberam que menos de 20% dos líderes tem consciência de seu propósito, e menos ainda conseguem declará-los. Para aqueles que tem consciência e conseguem coloca-lo em prática, o crescimento é mais acelerado e conseguem aprofundar o impacto em suas vidas pessoais e profissionais.
O que é Propósito?
Seu propósito é quem você é, aquilo que lhe diferencia. Independente de você ser um empreendedor, um representante de vendas, um CEO de uma grande ou pequena empresa, um desenvolvedor de software. É a sua marca, o seu diferencial. O que lhe torna único e especial. Não é o que você faz e sim o Por Que você o faz (recomendo fortemente que você acesse o link de Simon Sinek para entender a Teoria do Golden Circle onde o assunto é o centro da apresentação). Suas forças, suas paixões, você “traz à mesa” onde quer que você esteja sentado. Embora você represente o seu propósito de formas diferentes, dependendo do contexto em que esteja atuando, existe algo que você possui que é realmente único e se não estiver presente, as pessoas sentirão falta. É sua identidade, a sua essência. Aquilo que você de fato emana. Conforme mencionado acima, infelizmente, uma porcentagem muito pequena entra em contato com seu propósito e vai à fundo em sua unicidade. É um exercício do autoconhecimento profundo, de autopercepção constante. Realmente é um desafio.
Como posso achar o meu propósito?
Diariamente somos bombardeados com mensagens poderosas sobre liderança, sobre como devemos nos comportar, como devemos lidar com as pessoas… e somos influenciados. Muitas vezes nos tiram do olhar de nossa própria essência. Não é fácil, mas quando conseguimos identificar e clarear nossa visão de nosso propósito, tudo ao nosso redor flui. Algumas pessoas acham suas respostas através de reflexões profundas e meditações, outras tem dificuldades e sentem-se incomodadas e ansiosas por respostas rápidas, alguns irão apenas sentir e ouvir sua voz interior…
Geralmente começo este exercício com o desenho da linha da vida. Vamos olhar os fatos determinantes da vida do coachee, as experiências onde ele se sentiu mais energizado, feliz, forte, onde seus valores e paixões estavam presentes antes de que alguém tenha lhe falado o que ele deveria fazer e como deveria fazer.
Algumas perguntas que podem ajudar nesta fase:
É importante que o coachee troque ideias com as pessoas mais próximas para trazer à tona memórias e experiências que foram determinantes. Nem sempre conseguimos lembrar de tudo. Os avós, pais, irmãos, melhores amigos, ex-professores podem ajudar bastante nestas conversas e descobertas.
Após este trabalho reflexivo, sugiro que já seja desenhado um rascunho da Declaração de Propósito do coachee com suas principais características e essências.
“Meu propósito é ……” as palavras são do cliente, únicas e com significado para ele. Elas devem capturar o que é único e especial e devem leva-lo à ação.
Um exemplo mencionado pelos autores e que ajuda a entender como uma das executivas clientes achou a sua declaração de propósito pode nos ajudar: “Quando perguntara à cliente sobre as paixões de sua infância, ela comentou sobre ter crescido nos campos e fazendas da Escócia onde realizava “missões” de descobertas. Em uma de suas descobertas, ela havia passado o dia todo com sua amiga para encontrar sapos nos lagos da fazenda e, por fim, encontrou um único ao anoitecer e ficou fascinada. Aquela foi uma grande descoberta muito marcante na vida dela. Após desenvolver e explorar estas missões, ela chegou a conclusão que sua declaração de propósito era: “Sempre ache os Sapos!”. Esta declaração era perfeita para o trabalho atual da executiva como Vice Presidente Sênior da área de Pesquisa e Desenvolvimento.
Conforme você analisar sua história, você perceberá que existe um fio condutor único que ajudará a descobrir seu propósito.
Como colocar o propósito em ação?
Mais do que ter clareza de sua essência e ter a declaração da mesma por escrito, é importante que você saiba o impacto que causa quando a está exercendo. Transformá-la em ação é muito importante.
Criar uma “agenda” para praticá-la é fundamental. Insira em seu plano de ação (caso você não tenha um, recomendo que o crie) pessoal e profissional. Atitudes onde você coloque em prática o que lhe faz único e lhe torna especial. Faça um plano de curto, médio e longo prazos.
Esta época do ano é um momento bastante propício para este tipo de exercício, você não acha?
Caso já tenha sua declaração escrita e a exercite, pode ser um bom momento para revisitá-la e talvez realizar alguns ajustes.
Um abraço e até breve,
Deixe um comentário