As duas ”Vitrines”
Durante um processo de recolocação é importante ver e ser visto! Para você que está em busca de uma recolocação, a “vitrine” que precisa olhar e acompanhar, está no mercado de trabalho. Empresas de seu interesse, vagas disponíveis em sua área de interesse, pessoas que podem contribuir com o seu processo, tudo isso faz parte dos aspectos que precisam ser atenta e detalhadamente focalizados.
Por outro lado, você também precisa estar na “vitrine”, ou seja, ser visível para o mercado contratante. Os veículos para isso são: sua atuação nas redes sociais, principalmente na rede profissional, seu currículo, seu desempenho nas entrevistas e suas ações de networking.
Olhar uma “vitrine” e ao mesmo tempo estar em outra “vitrine”, são dois desafios que fazem parte do processo de busca de uma recolocação. Vejam mais sobre isso no artigo – Recolocação momento desafiador.
Vitrine 1 – Monitorar o mercado de trabalho
Hoje em dia ter informações é algo acessível para todos, basta ter foco e saber procurar. Depois que você investir tempo e esforço para definir o que você quer, ficará mais fácil saber o que procurar e que informações são importantes para seu processo de recolocação:
Nessa fase seu radar está direcionado para fora, ligado em tudo que diz respeito à sua área de interesse e aos seus objetivos profissionais. Captar informações relevantes, que possam abrir oportunidades, identificar espaços abertos, desenvolver estratégias de aproximação, isso é riqueza pura.
Vitrine 2 – Você na prateleira
Seu desafio é ser visto por quem pode precisar das suas competências e experiência. Hoje podemos contar com as redes sociais para nos colocar na “vitrine”, contudo precisamos usar de estratégia para fazer isso. Agir nas redes sociais, sempre seguindo o código de conduta da sua área de atuação. Por exemplo, se você quer trabalhar em uma startup, pode ter uma exposição mais informal e divertida, mas por outro lado, se quer atuar um uma indústria de bens de capital, melhor ser mais formal e sério em suas intervenções. De qualquer forma, minha sugestão é sempre ser comedido e pensar nos seus objetivos e como cada postagem pode ajudar ou atrapalhar que chegue mais perto de onde pretende.
Criar reputação em rede social profissional é um caminho que exige tempo e dedicação, compartilhe conteúdo relevante para sua área de interesse, melhor ainda é: escreva artigos e torne-se você um gerador de conteúdo.
Interaja, converse, troque ideias e contribua com as pessoas, vá criando vínculos de confiança e procure levar as amizades da rede social profissional para encontros presenciais onde as relações podem se consolidar. Invista tempo em almoços e cafés com pessoas para quem a troca possa ser favorável e as duas partes saiam engrandecidas.
Olhe para sua rede de relacionamentos virtuais de forma estratégica e identifique pessoas que podem contribuir com seus objetivos e para quem você também possa ser útil de alguma maneira, agora ou no futuro.
Os recrutadores têm usado cada vez mais as redes sociais para identificar talentos, portanto ter um perfil profissional impecável é uma ação importante para que seu produto esteja em destaque na vitrine. Dedique-se ao aprimoramento do seu perfil, valerá a pena.
Outra forma de ser visto e que oferece um ganho secundário é participar de eventos correlacionados aos seus objetivos profissionais. Identifique as oportunidades de circular em feiras e congressos em que exista a possibilidade de encontrar tomadores de decisão ou influenciadores de empresas do seu interesse. No mínimo você vai aprender e agregar mais conhecimento.
Muitas vezes o seu currículo pode ser a primeira informação que um recrutador terá sobre você, então da mesma forma que o perfil nas redes sociais, ele deve ser elaborado com primor, objetividade e direcionamento estratégico. Invista tempo pesquisando currículos de outros profissionais da sua área e nível, se inspire, elabore o seu e solicite feedback para alguém que entenda do assunto. Vá aprimorando sempre que identificar oportunidade.
Podemos considerar que a entrevista de emprego, é o horário nobre na “vitrine” do processo de recolocação. Você estará frente a um recrutador ou melhor ainda do contratante e precisa aproveitar para causar uma boa impressão e mostrar seus melhores recursos. Nesse caso a preparação é o segredo do sucesso. Levante seu histórico profissional de forma detalhada, tenha em mente as informações que não pode deixar de falar, mesmo que o entrevistador não pergunte, saiba antecipadamente como explicar pontos vulneráveis do seu histórico e mais importante – realize simulações, isso te dará traquejo e desenvoltura.
O processo de compra
O que rege esse momento é o sistema de oferta e procura, ou seja, o mercado precisa de algo que você pode ofertar.
Tenha em mente que para que tudo corra bem depois de uma contratação é melhor que o processo de “compra” seja bem conduzido e que as duas partes tenham sido cuidadosas, corretas e que analisem o quanto suas necessidades serão atendidas com a efetivação da “compra”.
Esse processo envolve escolha das duas partes, portanto procure não se deixar levar pela ansiedade e aceitar uma proposta sem uma análise do quanto ela vai de encontro aos seus objetivos e seria sustentável.
Sucesso!
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