“Quem escolhe uma profissão, está definindo quem vai ser, ou seja, está escolhendo um papel adulto e, para fazê-lo, não pode se basear noutra coisa que não o “quem” é.
RODOLFO BOHOSLAVSKY
Momento de Escolha
Construir uma carreira é tarefa que exige dedicação, atenção e cuidado. Desde o princípio, fazendo a opção pelo curso técnico, pelo curso superior, ou pelo primeiro emprego, fazemos escolhas que vão influenciar, em parte, o futuro de nossa carreira. Ter consciência de que essas escolhas provocam resultados é fundamental para assumir a responsabilidade sobre nossas ações.
Em geral a primeira escolha de carreira que o jovem precisa fazer é a opção por um curso superior, e por volta dos 16 ou17 anos esse assunto já começa a “assombrar “ os adolescentes.
São muitas questões a considerar nesse momento de escolha: as expectativas da família, as influências da escola, a expectativa do próprio jovem, o mercado de trabalho, as perspectivas das diferentes profissões, tudo isso poderá ter impacto no processo de escolha.
Nessa fase da vida é importante que o jovem passe algum tempo explorando a si próprio, pensando no futuro e identificando oportunidades que possam corresponder a interesses e ambições. Investir tempo nesse processo pode fazer a diferença no progresso para escolhas mais maduras. o processo de Coaching de Carreira pode contribuir com essa fase de escolha.
Quem é o jovem que escolhe
A Geração Z que compreende os jovens nascidos por volta de 1995, constituem o primeiro grupo de indivíduos que nasceu digital, conectado e que nunca viu o mundo sem internet.
Estamos falando de uma geração capaz de viver múltiplas realidades, presenciais e digitais, ao mesmo tempo. A tecnologia contribui para que esses jovens absorvam grande complexidade, com muita informação e habilitem-se a lidar com a imprevisibilidade.
Segundo apresentação da consultoria McKinsey sobre a geração Z realizada no final de 2017 algumas são as principais características dessa geração:
Esse é o jovem que hoje está passando pela adolescência e pelo momento da primeira escolha profissional. Pelo exposto acima, pudemos ver que em linhas gerais apresentam algumas características bem favoráveis ao processo de escolha profissional. Esse momento da vida exige autoconhecimento, praticidade, habilidade para construir visões, diálogo com profissionais de profissões alvo e ao que parece essa geração possui esses atributos. Contudo não podemos perder de vista, que a adolescência é uma fase de crise, onde o mundo infantil começa a ficar para trás e por outro lado o mundo adulto começa a se aproximar. Apesar do jovem estar consciente de que, em algum momento precisará fazer a transição da adolescência para a idade adulta, essa consciência pode ser fonte de ansiedade e apreensão, que pode paralisar o processo decisório.
“Quem escolhe também está delimitando o que deixa de ser: deixar de ser adolescente, deixar de ser outro profissional, deixar objetos, etc. Portanto a escolha de carreira supõe elaboração e lutos.”
RODOLFO BOHOSLAVSKY
Como contribuir para esse momento de escolha?
Um processo de Coaching de Carreira pode contribuir para apoiar esse jovem na jornada para a escolha de um curso superior. O objetivo de um processo como esse é criar um espaço seguro para que o jovem reflita sobre a resposta a três questões básica?
Quem sou eu?
Como é o mercado de trabalho?
Como as profissões selecionadas podem fazer parte de um plano de futuro?
Envolvimento da família no processo de escolha profissional
Os pais e familiares mais próximos exercem consciente ou inconscientemente influencia nesse momento de escolha. É bom que esse aspecto se torne consciente e que essa ligação seja positiva e possa contribuir para uma escolha livre e baseada nas preferências e caracterísicas do próprio jovem.
Como os pais e familiares podem contribuir?
“Uma escolha ajustada é uma escolha na qual o autocontrole permite que o adolescente faça coincidir suas preferências e capacidades com as oportunidades exteriores.”
RODOLFO BOHOSLAVSKY
Conclusão
Como vimos, esse momento de escolha de uma profissão nem sempre e algo fácil, muito em função de ter que ser feita numa fase da vida em que o adolescente vive uma grande transformação física e psíquica. Além disso a sociedade imprime certa urgência, para a qual nem sempre existe um preparo. Essa escolha é feita no presente, mas que trará suas consequências no futuro, por isso deve-se dar atenção a esse momento e permitir que algumas idas e vindas possam fazer parte do processo. Investir tempo agora é justificado uma vez que o futuro do adolescente será impactado por essa decisão precoce.
“Portanto, quem escolhe não está escolhendo somente uma carreira. Está escolhendo “com que” trabalhar, está definindo “para que” fazê-lo, está pensando em um sentido para sua vida, está escolhendo um “como”, delimitando um “quando” e “onde”, isto é, está escolhendo o inserir-se em uma área específica da realidade ocupacional”
RODOLFO BOHOSLAVSKY
Abraços!