Quem criou e quando
Liderança Situacional é um modelo de liderança que foi criado nos anos 70 por Ken Blanchard, professor americano especialista em gestão e Paul Hersey, consultor de negócios e cientista comportamental.
Balanchard é autor de um dos livros mais famosos sobre liderança “O Gerente Minuto” e dono da Ken Blanchard Companies, uma empresa de treinamento gerencial e consultoria que ele e sua esposa fundaram em 1979 na Califórnia. Blanchard está entre os 10 profissionais de Liderança na pesquisa internacional “Gurus da Liderança” de 2007 e 2008.
Paul Hersey ministrou treinamentos em liderança e gerenciamento de vendas. Também foi consultor de organizações industriais, governamentais e militares. Seus livros mais recentes incluíram The Situational Leader, Situational Selling, Situational Service: Customer Care for the Practitioner e Situational Parenting.
Algumas premissas
- Existem várias maneiras corretas para influenciar as pessoas.
- O estilo de liderança que um líder pode adotar depende do nível de maturidade das pessoas que o líder deseja influenciar.
- É preciso conhecer bem seus liderados, para alcançar o melhor de cada um.
- As pessoas são diferentes e precisam de níveis de delegação e orientação distintos.
O que é liderança situacional
- Esse método preconiza que o estilo de liderança do líder deve variar de acordo com o grau de maturidade do liderado para executar tarefas de diferentes complexidades.
- O estilo de liderança apropriado inclui a dosagem certa de comportamento de tarefa (direção) e comportamento de relacionamento (apoio).
- Maturidade é resultado da soma da capacidade com a disposição de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.
- Um indivíduo não é maduro ou imaturo num sentido total e sim em relação a uma tarefa especifica.
Nível de maturidade versus Estilo de liderança
Como começar a utilizar
Para começar a prática da liderança situacional, o líder pode usar as seguintes práticas:
Diagnosticar – procure observar cada liderado, identificar suas capacidades, características e seu desempenho nas diferentes tarefas. Conhecer sua equipe é fundamental para saber escolher o estilo de liderança que melhor se adeque as diferentes situações.
Adaptar – escolha uma situação especifica para cada um de seus subordinados e procure, em função do diagnóstico anteriormente realizado, fazer um ajuste no seu estilo de liderança em resposta às necessidades das situações.
Comunicar – comece a interagir com cada um dos liderados, praticando o estilo de liderança adequado a cada um deles e comunicando-se de forma clara e firme.
Avançar/Acompanhar – avance nos estilos de liderança rumo a maior autonomia para os liderados, conforme eles evoluírem em resultados ao seu acompanhamento e direção.
Benefícios para os lideres
- A liderança situacional oferece ao líder uma linha de raciocínio ao observar a prontidão de seus liderados para determinadas tarefas e/ou projetos. O pensamento é o seguinte: esse liderado tem capacidade para essa atividade? Ele está motivado para realiza-la? Frente as respostas para as duas perguntas o líder pode decidir que estilo de liderança é mais produtivo para a situação.
- Praticar a liderança situacional propicia aos lideres o desenvolvimento da flexibilidade, ao treinar a adoção de diferentes estilos de liderança.
- Ao observar seus liderados para determinar seu grau de preparo e vontade para determinadas tarefas o líder estará desenvolvendo sua percepção e sensibilidade, duas importantes competências para a gestão de equipes.
- Ao lidar com os subordinados de acordo com o seu grau de prontidão para as atividades o líder aumenta sua influência junto à equipe.
- Com esse conhecimento e prática o líder adquire uma comunicação mais assertiva e produtiva com seus subordinados.
- Aplicar a liderança situacional aumenta a confiança do líder em seus liderados e seu grau de segurança ao lidar com a equipe.
- A metodologia permite que o líder leve seus liderados a um nível altamente capaz e motivado de desenvolvimento.
Benefícios para os liderados
- Aumento da autoestima, uma vez que o colaborador percebe que o líder confia nele para agir de forma independente em algumas tarefas e ao mesmo tempo o orienta de perto em outras.
- Aumento da proximidade com o líder, o que facilita o relacionamento e permite uma comunicação mais clara e verdadeira.
- Propicia o crescimento e desenvolvimento.
- Contar com o apoio de um líder realmente focado no desenvolvimento de sua equipe.
- Aceleração do desenvolvimento e do crescimento na carreira.
Benefícios para a empresa
- O modelo de liderança situacional permite um equilíbrio no comportamento dos líderes, minimizando comportamentos extremos como controle excessivo ou a liderança Laissez-faire.
- Numa visão ampla o fato dos líderes conseguirem atuar claramente no desenvolvimento e evolução dos seus liderados, contribui para que a empresa alcance seus resultados.
- Lideres competentes tem impacto positivo no clima da empresa e aumentam o engajamento dos funcionários.
- Permite que as situações sejam analisadas de acordo com seus contextos micro e macro. Ou seja, analisar os fatores que interferem no comportamento e no desenvolvimento de cada um dos times da sua empresa.
- Oportunidade de identificar a maturidade das equipes e da empresa para identificar os pontos fortes e fracos, o que é preciso para melhorar
- Diminui o risco de padronização de certos comportamentos, o que é comum em muitas empresas, especialmente as mais tradicionais.
Conclusão
Basicamente, o líder praticante da liderança situacional deverá conduzir caso a caso e pessoa a pessoa. Por exemplo, um profissional em início de carreira provavelmente precisará que um líder assuma o estilo Treinador frente a tarefas mais complexas. Já um gerente sênior precisa de um líder no estilo Delegador para as atividades do cargo atual, mas caso seja promovido para diretor talvez também precise que o líder assuma o estilo Treinador.
O líder situacional deve desenvolver uma visão ampla e também um rico repertório comportamental para perceber, entender, criar empatia e inspirar seus liderados, em uma quantidade diversificada de contextos. Parece ser um grande desafio, contudo vale a pena uma vez que contribui para o bom desenvolvimento da equipe e da organização.
A liderança situacional é um modelo especialmente aplicável em contextos de mudança como o que vivemos, podendo ser o direcionador capaz de guiar os lideres na condução de suas equipes para manter o negócio no rumo certo, mesmo em meio às incertezas do mundo atual.
Conheça nosso serviço de Coaching Executivo que pode apoiá-lo no desenvolvimento das competências para se tornar um líder situacional.
Quer ler mais sobre liderança veja o que já escrevemos sobre o tema.
Abraços!
Iara, muito obrigada. Aplico o conceito de liderança situacional associada à segurança do trabalho. Seu texto é claro, profundo e muito orientativo.
Nossa Denise, fico feliz com o feedback! A proposta do Blog é trazer conceitos que possam de alguma forma contribuir para o desenvolvimento das pessoas. Bom ter você conosco! Abrs,