Conceito de Mentoring
Mentoring é uma abordagem que consiste em uma pessoa experiente em algum tema ou ramo que vai contribuir com outra que precise aprimorar-se, nesse aspecto. O Mentor é um guia que possui vasta experiência e conhecimento no campo de atuação em que o Mentee deseja implementar melhorias.
Até pouco tempo atrás ao se pensar em Mentoring existia a associação entre um profissional maduro contribuindo com outro em estagio de carreira inicial – esse processo tem sido muito usado pelas empresas em programas de Trainees. Atualmente já ouvimos falar da Mentoria Reversa, onde o jovem profissional pode oferecer mentoring para profissionais maduros, por exemplo em questões ligadas a novas tecnologias. O importante é ter algo a oferecer para contribuir com a carreira de outro profissional.
O que não é Mentoring?
O Mentoring difere do processo de Coaching, pois é um processo onde o mentor possui algum saber ou vivência em que o Mentee precisa se desenvolver, já o Coach domina o processo e não o tema demandado pelo Coachee. O Coach vai provocar reflexão por meio de um processo estruturado de questionamento e incentivar a ação do Coachee em direção a seus objetivos. O Mentor vai compartilhar sua experiência e conhecimento e orientar o Mentee, oferecendo novas perspectivas e colocando-se à disposição para conversar, sinalizar e opinar sem, contudo, decidir pelo mentorado. O Mentor faz isso com base em sua experiência, conhecimento e domínio dos aspectos que são foco do processo de Mentoring.
O processo de Mentoring, também difere da liderança propriamente dita, pois é importante que o Mentor não seja o líder hierárquico do mentorado, pois isso o deixaria em uma posição de ter que avaliar desempenho e tomar decisões sobre a carreira do mentorado, o que o impediria de ter uma postura isenta em suas orientações durante o processo.
Como funciona?
O Mentoring pode ser um programa dentro de uma organização, que o implementa com o objetivo de utilizar o potencial que existe dentro da empresa, como a sabedoria de funcionários mais experientes, para impulsionar a carreira dos que estão no inicio da carreira. Esse tipo de programa traz benefícios tanto para o mentorado como também para o Mentor que exercita sua capacidade de compartilhar conhecimento e experiência. É claro que no final das contas a empresa também se beneficia, pois está potencializando os recursos que possui internamente.
O processo de Mentoring também pode ser utilizado por qualquer profissional interessado em crescer, aprimorar-se e preparar-se para o futuro do mercado de trabalho. Iniciar um processo de Mentoring é uma atitude que está em suas mãos, pois você é o maior interessado no seu próprio desenvolvimento. Dependendo dos seus objetivos, você pode escolher um mentor dentro da sua empresa e convidá-lo para te apoiar ou também pode contratar um Mentor profissional, no caso de estar buscando desenvolver novas competências.
Uma relação de parceria se estabelece, em que cada um dos participantes tem um papel especifico:
O mentor: assumir um compromisso que exige empenho efetivo. O Mentor acaba por influenciar o mentee na forma de agir e pensar. A motivação principal do mentor deve ser promover o crescimento do Mentee. Nessa relação o Mentor deve estar disposto a compartilhar seu conhecimento, se envolvendo em uma relação verdadeira de troca e aprendizado. Outro aspecto importante é que tudo que acontece durante o processo de Mentoring deve ser considerado confidencial e para isso o Mentor deve esclarecer isso no início do processo.
O Mentee: estar motivado e disposto a provocar mudanças e melhorias em sua carreira, de maneira a agir em favor de si mesmo com base nos direcionamentos identificados durante o processo.
Ter abertura para entrar em uma relação onde o aprendizado é o objetivo e para isso será importante ter abertura para receber feedback e implementar novas ações em função disso.
Preparar-se para as sessões também, faz parte do papel do Mentee, assim você contribuirá para otimizar o tempo das reuniões.
A duração do processo de Mentoring não precisa ser pré-definida, podendo ter continuidade enquanto o processo estiver sendo útil e viável para Mentor e Mentee e para a empresa, quando o processo fizer parte de um programa organizacional. São definidas reuniões periódicas de aproximadamente 1 hora, onde a dupla exercita a comunicação aberta e vai evoluindo no processo.
Abaixo algumas etapas do processo de Mentoring:
Estabelecimento do contrato de trabalho: definição de questões práticas sobre o processo: datas, horários, periodicidade, confidencialidade, etc.
Apresentação mutua: Mentor e Mentee compartilham suas biografias e pontos relevantes da vida profissional e pessoal.
Balanço da vida profissional do Mentee: mentee faz uma avaliação de sua carreira até o momento: conquistas, dificuldades, recursos existentes e novas competências a desenvolver.
Definição de objetivos: Mentee com a colaboração do Mentor estabelece os objetivos do processo.
Plano de desenvolvimento: construção de um plano para que os objetivos sejam alcançados.
Acompanhamento do avanço: a cada reunião o avanço vai sendo acompanhamento e correções de rota implementadas em caso de necessidade.
Quando o processo de Mentoring faz parte de um programa empresarial outras etapas se fazem necessárias, como a preparação dos Mentores, preparação dos Mentee, entre outras.
Porque procurar um mentor?
Procurar um Mentor é uma boa pedida se você:
Nós, da Questão de Coaching desenvolvemos um serviço de Mentoring, especialmente para o desenvolvimento de novas competências, como somos profissionais especializadas em desenvolvimento humano e com vasta experiências em Recursos Humanos, podemos ser Mentoras para desenvolver várias competências que são importantes no mercado de trabalho atual e futuro. Caso seja de seu interesse marque uma sessão experimental para conhecer melhor esse trabalho.
O que você ganha?
A estratégia principal do processo de Mentoring é otimizar seus recursos para que sua carreira se desenvolva dentro daquilo que você almeja.
Alguns ganhos que você obtém participando de um processo de Mentoring são:
Como você pode ter percebido o processo de Mentoring é uma excelente oportunidade para que você cresça como profissional e invista em sua carreira!
Aprenda a ser um profissional melhor do que você já é!
Abraços!
Deixe um comentário